sexta-feira, 24 de março de 2017

Uma tendência de esquerda

O tema de hoje não é nada político, tem a ver com ultrapassagens! É algo do nosso quotidiano nas estradas e que está na ordem do dia, quanto mais não seja porque as autoridades rodoviárias estão em força, nomeadamente a GNR com a Operação Via Livre, na qual se adverte os condutores que, nas auto-estradas e noutras vias de múltiplas vias, continuam a teimar em circular nas faixas centrais ou mais à esquerda, sem que exista tráfego nas vias mais à direita.

É uma realidade a que, em tempos, fiz referência no texto Neste meio não está a virtude publicado noutro blog, mantendo-se tão actual como então, pois pouco ou nada os portugueses evoluíram neste capítulo. O pessoal continua a adoooooooooooooooorar as faixas centrais! Há espaço livre à esquerda e também à direita, anda-se longe dos rails de protecção, pelo que quem vier atrás, mais depressa, e o quiser passar que se desenrasque! (nota: o termo que queria usar era outro, mas isto é um blog com alguma qualidade…).
Pois, mas a partir de agora a coisa vai passar a doer e muito mesmo, depois de quase um ano de alguma permissividade por parte das autoridades. Recordo que foi em Junho do ano passado que esta infracção passou a estatuto de “muito grave” quando, então, entraram em vigor as alterações ao Código da Estrada.
Segundo a GNR, “a prática da circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda sem que exista tráfego nas vias mais à direita, para além de constituir infração ao Código da Estrada, causa constrangimentos à segurança rodoviária e à fluidez de tráfego e potencia o cometimento de outras infracções por parte dos condutores”.
Acrescente-se que, pela sua elevada gravidade é, por isso, punível por lei e, para além aliviar as carteiras em montantes que vão dos € 60 aos € 300, quem não circular na via disponível mais à direita pode também ficar inibido de conduzir por um período de 2 meses a 2 anos. Adicionalmente, perde nada menos do que 4 pontos na carta de condução, ou seja, um terço dos pontos iniciais de alguém que tenha o cadastro limpo. Como se pode ver, é obra!


Se até ao próximo Domingo (26 de Março) a GNR se limitará, no âmbito desta Operação, a acções de sensibilização, daí até ao Domingo seguinte (2 de Abril) os operacionais dessa força vão começar a apertar o cerco com fiscalizações mais sérias. A partir de então, a coisa vai passar mesmo a doer… e muito mesmo!
Ou seja, o lema é mesmo circular pela faixa mais à direita.

“Passa por cima, ó palhaço!”
Noutro contexto e para aligeirar um pouco a temática, mas também relacionado com ultrapassagens, quem é que nunca ouviu – ou disse – algo semelhante a “Passa por cima, ó palhaço!”? Mas parece que já há quem tenha tido uma ideia de como dar uma resposta à letra… mesmo!
Conheça o Hum Rider, uma viatura dotada de uma tecnologia elevatória que promete deixar muito boa gente de boca aberta.

Tendo sido realmente criada uma unidade, o objectivo não é massificar a sua produção, já que o conceito surgiu para dar visibilidade a algo completamente diferente: a conectividade automóvel, da norte-americana Hum by Verizon. Se quiser saber mais sobre esta potencial solução para passar por cima do trânsito leia este artigo da AdWeek. Caso possa, um dia, optar por algo de características semelhantes, garanto-lhe que não vai ganhar muitos amigos!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário