quarta-feira, 1 de março de 2017

Bebeu? Teste-se no Sopra Mobile

Festas, saídas à noite e uma refeição mais esmerada, num restaurante ou em casa, são situações em que se bebe um copito ou outro, muitas vezes incluindo “o último pró caminho”  como dizia o povo – o que leva a que na maioria das vezes não se esteja em condições de ir para a estrada, atrás de um volante.
Imagem: PSP/Nylon


Mas a Polícia de Segurança Pública (PSP) acaba de contribuir para resolver essa dúvida com o lançamento de uma nova plataforma, o Sopra Mobile. Trata-se de uma espécie de balão que está disponível quando liga para o número 800 200 074. Funciona 24 horas por dia, permitindo, por isso e a qualquer altura, verificar se se está em condições de se sentar ao volante.
Caso tenha dúvidas sobre os seus limites de alcoolemia, ligue para o número acima, siga as instruções da operadora: sopre para o balão, aguarde o resultado que é dado na hora e, em função do mesmo, verifique se deve conduzir ou não.
Eu aconselho-@ desde já a não o fazer, a não conduzir, bem entendido, devendo regressar a casa com alguém que não tenha ingerido álcool. Coma qualquer coisa, beba um copo de leite, um café ou um outro desintoxicante químico e durma umas horinhas.
Isto porque esta app é a mais recente e imaginativa campanha de sensibilização rodoviária da autoria da agência Nylon para a PSP. Ao fazer-se a chamada é-se, de facto, convidado a soprar para o microfone do telemóvel, mas o resultado do seu nível de alcoolemia nunca é revelado, pois se se pensar com clareza – algo que na maioria das vezes não acontece quando se bebe mais do que a conta – se chegámos ao ponto de tentar confirmar essa capacidade para conduzir, é porque não estamos definitivamente em condições para tal. O Trendy Wheels experimentou e a resposta não se fez esperar. Para não estragar a surpresa, convido-@ a experimentar. Ligue!
Lembre-se: se conduzir não beba e se estiver a pensar em beber, arranje uma alternativa de regresso com alguém que não o tenha feito, seja com um “Condutor 100% Cool” (outra das campanhas memoráveis) ou através de alguma plataforma online de boleias ou de transporte pessoal.
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário