segunda-feira, 6 de março de 2017

Amigo dos 4 patas e dos seus donos

Chuveiro retráctil e sistema de secagem integrado, rampas de acesso amovíveis, camas confortáveis e luxuosas, tigela de água anti-derramamento, dispensador inteligente de comida, compartimentos para acondicionar objectos (coleiras, brinquedos e os indispensáveis sacos para apanhar os inevitáveis cocós) e até um ecrã LCD de 10 polegadas.

Não, ao contrário do que possa pensar, não se trata de mordomias de um qualquer hotel para animais mas sim de equipamentos instalados na bagageira de uma viatura, no caso uma proposta da japonesa Nissan com base num dos seus crossovers.
Chama-se X-Trail 4Dogs e é o mais recente estudo com vista a um veículo destinado a apaparicar aquele que é tido como “O Melhor Amigo do Homem”, companheiro de aventuras e, em muitos casos, mais fiel do que muita família ou das (supostas) amizades. Mas é também um sistema amigo do próprio dono e do seu carro, impedindo que os bichinhos levem para dentro do dito parte do ambiente onde andaram a correr, saltar, brincar, entre lamas, areias e sujidade de espessura variável.
Mais do que explicar esta engenhosa solução, convido-@ a ver a respectiva – e muito detalhada – apresentação:

Acrescente-se que esta proposta, cuja comercialização está ainda em consideração, resulta de um estudo do The Kennel Club, uma das mais conceituadas organizações do Reino Unido, de promoção da saúde e bem-estar dos animais, junto de algumas centenas de proprietários de cães. De acordo com o mesmo, 99,9% dos donos de cães consideram o seu animal de estimação parte da família, 98,7% usam o carro para o seu transporte, na grande maioria dos casos (71,5%) na bagageira. 88,7% fazem-no pelo menos uma vez por semana e 90,5% em viagens de duração superior a 10 minutos. 88,9% comprariam um carro que trouxesse algumas funcionalidades que facilitassem a vida dos seus amigos de 4 patas e 54,7% gostariam que as suas viaturas lhes proporcionassem melhores acessibilidades.
Em face destes números e numa altura em que as marcas de automóveis fazem tudo para agradar aos seus clientes, poderá dizer-se que será uma questão de tempo. Falta só definir quanto…!
Imagens: Nissan

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário