sexta-feira, 31 de março de 2017

Água, esse recurso tão escasso…

A água é um dos maiores recursos do nosso planeta e, ao mesmo tempo, um dos mais escassos em termos de alimentação da Humanidade. Se a Terra é maioritariamente composta por esse elemento químico denominado H2O (duas moléculas de Hidrogénio para uma de Oxigénio), muita dela é imprópria para consumo directo, seja porque antes tem de ser purificada, limpando-se de outras composições químicas naturais, ou porque o próprio Homem – o mesmo cuja vida dela depende – a envenena diariamente, aos mais variados e preocupantes graus.

Esse bem, que afinal se revela tão demasiadamente escasso em algumas zonas do planeta, tem sido alvo de tentativas do seu melhor aproveitamento, mas o que é um facto é que ela continua a ser absurdamente desperdiçada no nosso dia-a-dia, até mesmo nas pequenas coisas. Se pensar bem, até no seu carro isso acontece, pois vários sistemas, deitam fora parte desse tão valioso recurso.
Já decerto viu formar-se uma poça de água por baixo do seu carro. Não sendo outro problema mais grave, trata-se-á da água expelida pelo sistema de ar condicionado (AC), depois do processo de condensação no sistema, passando de um estado gasoso para o líquido. Mas, e se essa mesma água pudesse ser reutilizada? Melhor ainda, e se essa mesma água pudesse ser… bebida?
Estranho? Sim, mas quimicamente possível, como recentemente demonstraram dois engenheiros do sector automóvel, quando filtraram a água expelida pelo AC de um carro, transformando-a em água potável!
Imagens: Ford

Tudo começou quando Doug Martin leu algo sobre um painel de publicidade em Lima (no Perú), que permitia a transformação da humidade do ar em água potável para sustento das populações locais, possível após um processo de filtragem! Com a cabecinha a fervilhar de ideias pensou: “E se os carros se pudessem tornar numa fonte de água?” Afinal, essa água desperdiçada pelos sistemas de AC podia ser reaproveitada, segundo um processo semelhante ao usado naquele painel. Juntou-se a John Rollinger na criação de um sistema que recolhesse, filtrasse e bombeasse essa condensação directamente para uma torneira no interior do carro. Não acredita? OK… veja este vídeo do projecto “On-the-Go H2O”.

Acrescente-se que este projecto nasceu no âmbito de uma iniciativa interna da Ford, que tem como objectivo de puxar pela imaginação dos seus colaboradores, vendo-se depois integrado numa outra de âmbito mundial, nos galardões 2017 World Changing Ideas Awards, da responsabilidade da Fast Company, tendo chegado ao grupo dos 19 finalistas na bastante concorrida categoria de “Transportes”.
Por isso, será uma questão de tempo até que possa dar-se ao luxo de beber uma chávena de chá quente ou um cafezinho a bordo do seu automóvel. Como lhe disse há dias num outro texto, os equipamentos de um automóvel é algo que está em constante mutação!
Imagens: UTEC/FCB Mayo

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário