segunda-feira, 13 de março de 2017

Calendário em miniatura

Se bem que o ano já vá algo adiantado, pois num fósforo passámos dos festejos do Ano Novo e nos aproximamos da Páscoa e, em breve, do final do ano escolar, ninguém dispensa um bom calendário. Se no passado a coisa era mais física – das pequenas agendas que iam connosco para todo o lado, aos calendários de folha na parede da cozinha ou o mapa único no tampo da mesa do escritório – eis-nos chegados ao advento tecnológico, em que guardamos todos os eventos da nossa vida numa cloud e nos aparelhos que dela se alimentam.

Um dos actuais calendários online mais representativos surge em miniatura e é da autoria de um japonês, de seu nome Tatsuya Tanaka, construindo-o de acordo com a velocidade a que voa a sua própria imaginação. 
Quem é que nunca olhou para um objecto, uma nuvem, uma folha num charco e, num determinado contexto, imaginou algo que lhe é familiar? É esta a filosofia subjacente ao Miniature Calendar japonês que, desde 2011 e a cada dia, representa uma situação de um qualquer quotidiano, conjugando miniaturas com objectos reais.
“Brócolos e salsa podem parecer uma floresta, enquanto as folhas de uma árvore a flutuar na superfície da água podem parecer barquinhos. Acontecimentos diários, vistos da perspectiva de um pigmeu podem proporcionar-nos pensamentos muito divertidos,” explica o autor que quis adaptar essa forma de pensar e expressá-la através da fotografias. “Comecei a montar um calendário em miniatura, cujas fotos retratam pequenas figuras rodeadas por cenas diárias.” O sucesso foi tal que o o dito calendário tem actualização diária no site!

Veja neste artigo alguns exemplos, naturalmente que relacionados com a temática das rodas, se bem que a abrangência do autor seja imensamente maior, senão veja mais aqui.
Caso tenha ficado conquistado como eu, procure no portal as datas com que mais se identificar, sejam de aniversários ou outras que lhe sejam importantes. Também pode seguir os futuros desenvolvimentos no respectivo Facebook. Como refere o autor, “seria óptimo se o pudesse usar para adicionar pequenos prazeres ao seu quotidiano”.









Imagens: Miniature Calendar / Tatsuya Tanaka

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário