sexta-feira, 10 de março de 2017

O regresso à Lua

Vai para 50 anos – foi a 20 de Julho de 1969 – a primeira vez que o Homem colocou o pé na Lua, satélite natural da Terra e nosso vizinho mais próximo no âmbito do Sistema Solar. Estávamos no auge da denominada corrida espacial entre a então União Soviética e os EUA e se os soviéticos terão sido os primeiros a fazer chegar à sua superfície várias sondas não tripuladas (em 1959), foram os americanos quem se estreou na pegada lunar humana, pelo pé de Neil Armstrong, uma década depois, ali se eternizando a expressão “um pequeno passo para o Homem, um grande passo para a Humanidade”.
Imagem: PTScientists

A partir de então foram vários os veículos rolantes – denominados rovers – que se passearam pela Lua, dos soviéticos Lunokhod aos norte-americanos Lunar Roving Vehicles das missões Apollo 15, 16 e 17, todos eles do início dos anos ’70. Depois disso, pouco ou quase nada voltou a acontecer na Lua (ou pelo menos que tenha vindo a publico), deixando-se ao abandono aquele corpo celeste que inspira corações, define marés e nos maravilha com os seus eclipses, ao mesmo tempo que nos deixa em suspense sobre o que haverá no seu lado obscuro. Em parte porque a atenção da exploração espacial apontou para bem mais longe, para Marte, onde outros rovers já disputam distâncias no sucesso da exploração do denominado planeta vermelho.
Mas – e voltando à nossa vizinha – há novidades para muito breve, pois está na sua fase final o Google Lunar XPRIZE, competição destinada a entidades de capitais privados, que prevê a colocação, já este ano, de novos rovers a circular na superfície lunar. São 5 os projectos finalistas, de um total de 33 inicialmente inscritos, podendo conhecê-los mais em pormenor nos seguintes links:
- SpaceIL (Israel),
- Moon Express (EUA),
- Synergy Moon (equipa Internacional),
- Team Indus (Índia) e
- Hakuto (Japão).
Há um deles de que se ouvirá falar ainda este ano, logo que se confirmar o lançamento para o espaço, numa acção que, decerto, terá uma ampla cobertura mediática.
Imagens: Google Lunar XPRIZE

A Audi na exploração espacial
Um dos projectos que entretanto ficou pelo caminho – pelo menos no âmbito deste concurso, não invalidando que as pesquisas e desenvolvimentos levem, num futuro próximo, a equivalente resultado final – é da autoria dos alemães da PTScientists, entidade que conta com a colaboração da Audi nesta sua aventura espacial.

Denomina-se Mission to the Moon e inclui dois Audi lunar quattro, veículos que seriam transportados até à Lua a bordo do ALINA (Autonomous Landing and Navigation Module). Tripulados a partir da Terra, aqueles dois exemplares contam com tracção eléctrica às quatro rodas, painéis solares oscilantes, baterias recarregáveis e câmaras de ultra alta definição. O envolvimento da marca dos quatro anéis pretendia, assim, sublinhar o seu espírito de pioneirismo, num constante desafio ao impossível, contribuindo para a continuidade da história.
Conheça mais em pormenor o projecto da Audi para a exploração da superfície da Lua aqui; se quiser saber mais, veja os diferentes episódios dos preparativos para esta aventura aqui.
Imagens: PTScientists

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário