sexta-feira, 29 de abril de 2016

Velhos São Os Trapos

Quantas vezes é que já não pensou em mudar de carro, fazendo contas à vida sobre quando o poderá fazer? Afinal, até pensa que o seu boguinhas já deu o que tinha a dar, ao fim de uns 8 a 10 anos de leais serviços, e que agora a única coisa que dá verdadeiramente é despesa! E até há aquele novo modelo que lhe entra sala adentro, nos intervalos dos telejornais e das novelas! Pois, mas para a maioria dos portugueses, o orçamento não chega para essa aventura, num produto que, vendo bem as coisas, desvaloriza bastante no momento em que sai a porta do concessionário.


Decerto que não foi esta a dúvida que Dirk e Trudy Regter tiveram quando, em 1997, decidiram comprar um carro usado. Aliás, “usado” é apelido pois trata-se, nada mais, nada menos, do que um automóvel fabricado em 1915, um Ford Model T que, passados 100 anos, ainda anda está aí para as curvas e a fazer… uma volta do Mundo!

Até à data e desde que saiu de Edam, a sua terra natal na Holanda, em 2012, o casal já percorreu cerca de 80.000 quilómetros. Primeiro atravessou o continente africano de norte até à Cidade do Cabo (África do Sul), para no ano seguinte rumar aos EUA, Canadá e depois à América do Sul, de Cartagena (Colômbia) até Ushuaia, no extremo sul da Argentina, com nova volta para norte, até Santos, no Brasil. Em 2014 regressaram à Europa para prepararem um saltinho até à Austrália no ano seguinte mas, numa autoestrada da vizinha Bélgica, o Model T sofreria um aparatoso acidente que quase terminava em definitivo com a aventura!


O destino apresenta-se, de facto, como algo de estranho, pois para além da sua vetusta idade, o carro aguentara tudo até ali, ao longo de milhares de quilómetros, por vezes feitos em caminhos que nem para tractores quanto mais para um automóvel. Levando estoicamente a cabo tão dura viagem, apenas registando problemas mínimos, eis que acontece algo completamente fora do contexto, quando um camião desgovernado não consegue travar e entra pelo reboque que o transportava, num regresso a casa.


Mas, levando à letra o dito “velhos são os trapos”, o centenário Model T está em fase de convalescença, fruto da dedicação dos seus donos e do apoio popular – via angariação de fundos que decorre no portal do “Friend of Model T Worldtour” – rumo a um potencial regresso à estrada ainda este ano. Isto para que possam, não só terminar a viagem pelos cinco os continentes, mas que continuem a visitar e a apoiar vários projectos desenvolvidos pela organização internacional SOS - Children’s Villages, a exemplo das paragens que já fizeram em estruturas do Sudão, Etiópia, Quénia, Tanzânia e Zâmbia, entre outras. 
Imagens: Dirk e Trudy Regter (Friends of Model T World Tour)

Infelizmente e de acordo com este mapa, Portugal e as Aldeias de Crianças SOS (Portugal) ainda não fazem parte do novo itinerário, mas como o mapa é anterior ao acidente, pode ser que…! 



Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário