segunda-feira, 11 de abril de 2016

Dormidas Alternativas

Tem espírito aventureiro quando vai de férias, preferindo pernoitar em locais alternativos à hotelaria mais tradicional? Considera até ficar num hostel, actividade que, presentemente, parece ser a mais recente tendência neste domínio, registando um boom significativo em termos de ofertas e qualidade? Então este artigo é para si. 


“Big Ben”, “Flower Power”, “Drag Queen”, “Nautillus”, “Jägerhütte”, “Pit Stop”, “Space Shuttle”, “Route 66”… eis alguns dos nomes atribuídos aos diferentes trailers que compõem o BaseCamp-Bonn Youth Hostel. Fica em Bona, a cerca de 30 km a sul de Colónia, confinando-se ao espaço coberto de um armazém, tipo parque de caravanas indoor. 


São nada menos do que 15 os trailers pintados e decorados a preceito, com visual vintage, de acordo com outros tantos temas, com assinatura de Marion Seul, famoso aderecista de TV e cinema. Há, também, 2 modelos Airstream, considerados como as suites deste espaço único, 2 Volkswagen Transporter, 1 Trabant e 1 Citroen HY, entre outras comodidades. Pensando nos grupos, amigos ou familiares que queiram dormir num mesmo espaço, há 2 carruagens de comboio disponíveis para o efeito, projecto que nasceu da ideia do hoteleiro alemão Michael Schlösser! 


Há, no total, 120 camas distribuídas pelas diferentes estruturas, colocadas em círculo como num acampamento comum. Os preços – dos 22 aos 74 euros por noite – incluem, roupa de cama, toalhas e café da manhã, para além de Wi-Fi gratuito. O armazém tem uma varanda superior, de onde dá para apreciar o conjunto destes quartos alternativos, e também um espaço exterior para barbecues, área de desportos e de relax.
 
Fotos: BaseCamp-Bonn Youth Hostel (oficiais)

Portugal no topo do turismo Hostel
Sabia que Portugal está no topo dos espaços Hostel? Quem o diz são os próprios utilizadores destes espaços alternativos à hotelaria tradicional, votando no portal da Hostelworld, que assim lhes atribui diferentes prémios – os denominados “Hoscars” – pelas diferentes categorias (dimensão e características).
 
Fotos: Home Lisbon Hostel (oficiais)

Em 2015 o nosso país viu 8 destes alojamentos económicos distinguidos nesta avaliação de abrangência mundial, número que subiu ligeiramente para 9 na edição deste ano, a 14ª desde que estes prémios se atribuem. Destacam-se os seguintes prémios, distribuídos por categoria, em função do número de camas e de outras características dos hotels das duas principais cidades (Lisboa e Porto):
  • 1º lugar no grupo dos “Melhores Hostels Médios” (de 76 a 150 camas) para o Home Lisbon Hostel (Lisboa), com uma avaliação de 98%; alcançou idêntica posição em 2015 e 2014; foi o melhor do nosso país e, naturalmente, da capital;
  • 2º lugar, nesse mesmo grupo intermédio, para o Goodmorning Lisbon Hostel (Lisboa) com uma nota de 97%;
  • 3º lugar no grupo dos “Melhores Hostels Grandes” (de 151 a 350 camas) para o Tattva Desin Hostel (Porto), com 94%;
  • A cidade de Lisboa alcançou mais quatro posições no top-10 do grupo da ocupação média: Yes! Lisbon Hostel (4º), Lost Inn Lisbon Hostel (5º), Lisbon Destination Hostel (6º) e Sunset Destination Hostel, do mesmo grupo, no 8º lugar;
  • Já o Porto alcançou o 8º e o 10º lugar no grupo dos “Melhores Hostels Pequenos” (máximo de 75 camas), respectivamente através do Yes! Porto Hostel (que, com 97%, também conquistou a melhor avaliação da cidade) e do Gallery HostelPorto
  • Há várias outras categorias premiadas, como a Segurança, que o Yes! Porto Hotel conquistou há um ano, perdendo-a em 2016 para um concorrente seu em S. Petersburgo (Rússia)! Se quiser saber mais, clique aqui.

Deixo uma referência final para o Peniche Hostel, que surge na actual tabela do Hostelworld como o 4º melhor hostel do mundo em termos absolutos, com uma avaliação de 100%, curiosamente a mesma nota atribuída pelos utilizadores do Dahab Dorms (Egipto), do Dar Jameel (Marrocos) e do Smiddy Bunkhouse & Backpackers Lodge (Escócia), que ocupam, por esta ordem, os lugares de topo.
 
Fotos: Peniche Hostel; Quadro: HostelWorld (oficiais)


Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário