sexta-feira, 15 de abril de 2016

O Mata-Zikas

Fruto das questões de política/corrupção que o afectam, parece que, de repente, o Brasil se esqueceu da praga do mosquito Zika com que andou a braços, o mesmo que ainda dá enormes problemas de saúde à escala mundial. Outros países há – como a Tailândia – que lidam, diariamente, com problemas semelhantes, fruto das condições de determinadas regiões, onde existem, a céu aberto e em zonas populacionais, pântanos e lixeiras a céu aberto, propensas à procriação e propagação de mosquitos e doenças associadas.

Pais que regista uma elevada incidência da febre de dengue, nomeadamente nos milhares de habitantes das suas muitas favelas, a organização local Duang Prateep Foundation apadrinhou um sistema, denominado “Moto Repellent”, que aproveita os sistemas de escape dos também milhares de motos que nelas circulam. Veja o filme criado pela agência BBDO Bangkok, neste “Vídeo Trendy Wheels da Semana”:


Como se vê, o filtro que os motociclistas locais podem adaptar aos escapes das suas motos contém um líquido repelente que, em contacto com os gases de escape, produz um fumo com um raio de acção até aos 3 metros. Fica por provar cientificamente até que ponto este líquido é ou não tóxico para as populações, apesar dos testemunhos apresentados e do envolvimento de uma agência com os pergaminhos da BBDO...






Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário