segunda-feira, 25 de abril de 2016

Duas Margens, Culturas, Realidades…

Depois das estações, de superfície e nas profundezas das nossas cidades que lhe mostrei há dias, trago-lhe hoje um conjunto de exemplos premiados no domínio das pontes e passagens pedonais. À semelhança dos espécimes internacionais, Portugal em nada fica a dever à concorrência.


A ligar duas margens…
Diz o portal European Best Destinations que as pontes são essenciais para ligar duas margens, mas também duas culturas, regiões, cidades, considerando alguns exemplares como verdadeiras obras de arte.
 
Fotos: Lusoponte e Porto Patrimoónio Mundial (Oficiais)
O seu top-15 integra nada menos do que 3 exemplares lusos: a Ponte 25 de Abril no topo da lista, a Ponte Luis I no 5º lugar e a Ponte Vasco da Gama a fechar as preferências.
 
Fotos: Oficiais
Da lista fazem parte, entre outras, a Tower Bridge (Londres, Inglaterra), a Ponte Vecchio (Florença, Itália) ou a Puente Nuevo (Ronda, Espanha).


… ou quaisquer outros dois pontos
Já a Arquitectural Digest divulgou as “Melhores Pontes Pedonais do Mundo”, grupo em que elegeu dois exemplares portugueses: a Ponte Pedonal e Ciclável Sobre a Segunda Circular em Lisboa e a Ponte Pedonal Pedro e Inês em Coimbra.
 
Fotos: Fundação Galp Energia e Cenor (Oficiais)
O projecto alfacinha é da autoria de Telmo Cruz, Maximina Almeida e de Adão da Fonseca, com o apoio da Fundação Galp Energia, ligando o Campo Grande, Benfica e o Estádio universitário. A travessia do Mondego dedicada ao Rei D Pedro I e a Inês de Castro é uma ponte em arcos com um tabuleiro misto aço/betão, ao longo de duas rampas paralelas, não concordantes. Uma obra projectada pelo Engº António Adão da Fonseca e pelo Arqº Cecil Balmond. 
 
Fotos: Oficiais
Da lista fazem parte outros projectos tão dispares como a Scale Lane Bridge (Hull, Inglaterra), a Melkwegbridge (Purmereng, Holanda) ou a Peace Brigde (Calgary, Austrália).

Vejamos o que o futuro nos reserva neste domínio, agora que as grandes infraestruturas, algumas delas impensáveis há algumas décadas, estão a invadir as nossas urbes. Uma coisa é certa, se houver novidades, elas vão surgir no blog Trendy Wheels!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário