quarta-feira, 20 de abril de 2016

Adeus Furos!

E se, de repente, aquilo que conhecemos como pneu quase desde que nascemos, um aro com paredes de borracha e piso entrecortado, que de vez em quando andamos a mudar – fruto de um furo ou de uma aselhice contra um passeio – evoluísse para um conceito esférico, que se adapta automaticamente aos diferentes tipos de piso e níveis de aderência?

Apresento-lhe o pneu do futuro neste “Vídeo Trendy Wheels da Semana”:


Ainda que com uns laivos (bastante) futurísticos, a Goodyear apresentou no recente Salão de Genebra este estudo denominado Eagle-360, naquela que poderá ser a primeira real evolução do pneu de borracha.

A título de aula de história, recordo que foi o seu fundador – Charles Goodyear – quem, em 1844, patenteou um processo denominado vulcanização, mais de 50 anos antes da introdução dos pneus de borracha nos automóveis. Um ano depois, Robert William Thomson patenteou uma roda pneumática, para em 1888 John Boyd Dunlop aplicar um pneu insuflável a uma bicicleta. Sete anos depois, os irmãos André e Edouard Michelin foram os primeiros a aplicá-lo num automóvel, num processo que não parou de evoluir e de se actualizar até ao presente... Segue-se, dentro em breve, um futuro totalmente novo!  

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário