sexta-feira, 8 de abril de 2016

O “Azulinho de Lisboa”

O “Amarelinho de Lisboa” que se ponha a pau pois não tarda nada começará a ter concorrência de um certo “Azulinho” que quer acabar com a sua centenária hegemonia eléctrica na capital portuguesa. A coisa só não é assim tão linear porque os famosos eléctricos da Carris, de estrutura maioritariamente amarela (apesar da publicidade que os embrulha), ainda conseguem transportar bastante mais passageiros do que a nova proposta, também de corrente eléctrica, da Renault!


Chama-se Renault ZOE e quer, ainda assim, deixar bem vincado o seu propósito, tendo assumido ao longo de 3 dias – o último é hoje (6ª Feira) – o papel de um dos meios de transporte ex-líbris da capital, circulando num percurso desenhado entre o Príncipe Real e a Estrela, onde há muito se deixaram de ver eléctricos a passar. A bordo segue um guarda-freio que o conduz no traçado que passa pelo Miradouro de São Pedro de Alcântara descendo a Rua da Misericórdia rumo ao Chiado. Aí chegado toma a direita no Largo de Camões, descendo a Calçada do Combro até S. Bento, para depois subir a Calçada da Estrela, dando-se por finda a viagem frente à Basílica do mesmo nome.


Trata-se de uma viagem num eléctrico diferente em parte da Baixa de Lisboa que ficará, decerto, na memória de todos os que já tiveram - ou ainda vão ter - a oportunidade de a fazer a bordo deste novo “Azulinho de Lisboa”. É uma das mais interessantes rotas turísticas da cidade e nem obriga à compra de bilhete! Sim, é de borla, pois até se dispensou o pica e tudo! 

Apenas tem que se deslocar até ao Largo do Príncipe Real onde, até às 18h00 de hoje, está montada a Paragem Principal desta acção, replicada em vários pontos de passagem intermédios, sendo inspiradas nas dos icónicos eléctricos que, desde 1901, servem a capital.



“Com esta iniciativa, a Renault Portugal pretende, não apenas proporcionar a experiência da mobilidade zero emissões, mas, sobretudo, sensibilizar a população para o contributo que os automóveis elétricos têm na melhoria da qualidade de vida das cidades,” refere o Gabinete de Comunicação da marca francesa.

O Renault ZOE em resumo
100% eléctrico e, por isso, com zero emissões poluentes, o Renault ZOE pode percorrer 240 quilómetros com uma única carga, tendo esta um custo energético na ordem dos 1,2 euros por cada 100 quilómetros. A parte técnica engloba um motor de 65 Kw (88 cv), com 220 Nm de força, que o acelera dos 0 aos 50 km/h em... 4 segundos! Apesar de ser uma das mais pequeninas propostas do mercado, tem uma habitabilidade semelhante à de um maior Clio, oferecendo um habitáculo espaçoso e confortável, nele se destacam os equipamentos tecnológicos que caracterizam os actuais modelos da marca francesa.

Disponível em três níveis de equipamento – Life, Zen e Intens – o ZOE está isento do famigerado ISV, sendo proposto a preços a partir dos 21.650 euros, montante a que se deverá somar uma renda mensal de aluguer das baterias, definida em função da quilometragem ou da duração do contrato. Esse valor inicia-se nos 79 euros por mês para 12.500 km e 36 meses de contrato, havendo diferentes opções em função das necessidades de cada um. Caso tenha ficado interessado, simule-as aqui.

O quê? Ainda está aí a ler-me? Despache-se!!! Arranje uns minutinhos no seu dia e aproveite a viagem. Tem é só até ao final da tarde para apanhar este novo “Azulinho de Lisboa”!


 
Fotos: Renault/New Agency (Oficiais)

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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