quarta-feira, 6 de abril de 2016

Os "Outros" Melhores do Planeta

Em complemento ao texto anterior, o Trendy Wheels apresenta-lhe hoje mais um grupo de vencedores de títulos de “Carro do Ano”, desta feita com uma abrangência por região e/ou país.
 
Fotos: Ford e Mazda (Oficiais); Logos: Oficiais
Começo por referir as duas escolhas mais recentes dos especialistas da indústria, com o Ford Mondeo a vencer na Irlanda e o Mazda MX-5 - que se está a mostrar um autêntico papa-prémios este ano - a amealhar semelhante ceptro no Reino Unido, complementando o título à escala Mundial e os da Austrália e Japão, referidos há dias.

Fotos: BMW, Hyundai, Jeep, Opel (Oficiais); Logos: Oficiais
Outros modelos em destaque foram o BMW i3 na Nova Zelândia, o Hyundai Tucson em Espanha, o Jeep Renegade no Brasil e o Opel Astra na Suíça. Mais desconhecidos do cliente luso são o Hyundai Creta, que alcançou o título na Índia, e o chinês Geely GC9, que venceu em casa. Outros países importantes, como a Alemanha, a França e a Itália, que fazem parte da organização do “Carro do Ano Europeu”, não atribuem galardões de âmbito nacional.

Fotos; Hyundai e Geely (Oficiais); Logos: Oficiais

Para que este leque de oscarizados sobre rodas se complete ficam a faltar os vencedores de algumas iniciativas editoriais, em que vários dos modelos acima voltam a confirmar porque são os melhores!

Os pesos (mais ou menos) pesados do ano
Há, igualmente, vencedores no domínio dos veículos comerciais – pesados e também menos pesados – com três distinções internacionais por categoria de dimensão/peso.
 
Fotos: VW, Iveco, Iveco Bus Magelys; Logos: Oficiais
Neste particular, os jurados de cada uma delas decidiram os melhores de 2016 e que são: 
Há, também aqui, um jurado nacional que vota nas duas primeiras categorias, em representação do portal nacional Comunicauto.

Os "Outros" nacionais
Voltando ao evento nacional de “Carro do Ano 2016”, para além do troféu principal, denominado “Essilor Volante de Cristal”, conquistado pelo Opel Astra (ver texto dedicado aqui), também se atribuem prémios por categoria.
 
Fotos: Audi, Ford, Mazda, Opel e Skoda (Oficiais)

Em pormenor, os melhores de cada segmento, após votação dos 19 jurados nacionais, em representação de outras tantas publicações portuguesas (TV, rádio, imprensa escrita e internet) foram:
  • Audi A4 2.0 TDI (190 cv) - Executivo 
  • Audi Q7 3.0 TDI (272 cv) quattro Tiptronic - Crossover 
  • Ford S-MAX 2.0 TDCi Titanium (180 cv, cx manual) - Monovolume
  • Mazda2 SKYACTIV-D 1.5 (105 cv) MT Excellence HS Navi - Citadino 
  • Skoda Superb Break 2.0TDI (190 cv) DSG Style - Carrinha.
Redacções e leitores também escolhem
Para finalizar este rol de premiados, eis que se atribuem, também, galardões de âmbito editorial, resultados das escolhas da imprensa especializada e dos seus leitores. Aqui haveria pano para mangas, já que muitas das mais conceituadas publicações da temática o fazem, pelo destaco as escolhas de duas delas – as revistas Turbo e AutoHoje – que realizaram eventos dedicados para anunciar os seus preferidos.

Fotos: Turbo e AutoHoje (Oficiais)
No caso da Turbo, a mais antiga revista mensal automóvel portuguesa, os seus “Turbos do Ano 2015” foram decididos com base nos ensaios aos diferentes modelos que a sua equipa editorial conduziu ao longo de 2015. Já AutoHoje anunciou os seus vencedores gerados com base nas preferências dos leitores daquela revista semanal.

Se o seu mundo tem menos duas rodas, informo que está a decorrer a votação para a “Moto do Ano 2016”, numa iniciativa da revista especializada MOTOCICLISMO. As votações decorrem até 15 de Abril, dividindo-se por 9 categorias. 
 
Logo: Motociclismo (Oficial)


Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário