segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A serpente brincalhona

São 19 os países onde se brinca e aprende com uma serpente, um conceito de âmbito europeu integrado na iniciativa “Traffic Snake Game”, nele se envolvendo vários milhares de alunos de diferentes estabelecimentos de ensino. O denominado “Jogo da Mobilidade” foi criado para incentivar a realização de viagens sustentáveis – a pé, de bicicleta ou em transportes públicos – nas deslocações de casa para a escola e regresso, em alternativa à utilização do automóvel particular.

Crianças e progenitores são os jogadores desta abrangente plataforma, que por cá se chama “Serpente Papa-Léguas”, no âmbito da qual cada escola aderente – são 68 os estabelecimentos de ensino nacionais actualmente envolvidos – organiza diferentes actividades e proporciona acções educativas em torno da segurança rodoviária, da mobilidade, ambiente e saúde.


Inicialmente implementado na Flandres (Bélgica), como um projecto local, tem evoluído anual e gradualmente para se tornar numa campanha à escala europeia, congregando presentemente 1.192 escolas de 507 cidades europeias, envolvendo 177.587 alunos de 8.209 turmas! 
Com este jogo e fruto da mudança de mentalidades em termos de utilização de modos alternativos de transporte e deslocação, dizem os mais recentes resultados que se pouparam quase 2,5 milhões de quilómetros de viagens em viaturas próprias, reduzindo-se em quase 400 toneladas as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.

Pretendia-se, por isso, gerar uma mudança de hábitos de transporte dos alunos que representasse pelo menos 15% de aumento das viagens sustentáveis durante o tempo de jogo (no âmbito do ano lectivo), bem como aumento de 7% dessas viagens no período após jogo (comparativamente com a situação inicial, antes do seu início), metas que foram alcançadas! Até mesmo por cá, pois Portugal é dado como um dos exemplos de sucesso neste domínio por ter alcançado um aumento de 14% de viagens a pé durante a realização deste jogo da mobilidade!

Évora é onde mais se aprende com a serpente
São, como referi acima, 68 as escolas lusas – maioritariamente EB1 e Jardins de Infância – que neste ano lectivo de 2016-17 estão envolvidas no projecto, numa importante evolução das apenas 4 que o integraram no biénio escolar 2014-15. Eram então duas do Grande Porto e outras tantas da região de Évora, capital de Distrito que presentemente conta com a maior e mais expressiva representatividade, com 19 estabelecimentos de ensino envolvidos!

Outras regiões há, no nosso rectangulo, onde também se brinca com a serpente: a envolvente da Grande Lisboa conta com 13 escolas, mas apenas 3 pertencem ao miolo da cidade; o eixo Aveiro-Espinho tem 10, e a norte do Porto – no triângulo Gerês-Vila Real-Penafiel – há 15; já o Grande Porto apenas tem 3. Ao contrário, outros sítios nem registo têm do conceito. Falta de divulgação ou de interesse? Aposto na última… Madeira e Açores não têm uma única representante, quase como o interior e o sul do continente, apenas pontuado aqui e ali no mapa. Não estaria na altura de começar a mudar a mentalidade de quem decide estas questões nestes pontos do nosso país?
Para saber mais sobre a nossa “Serpente Papa-Léguas” clique aqui, endereço onde até pode inscrever a sua escola - se a tiver - ou pressionar para quem de direito o faça. Pode também seguir os desenvolvimentos lusos no respectivo FacebookAcrescente-se que a ACA-M (Associação de Cidadão Auto-Mobilizados) é o Ponto Focal em Portugal deste conceito, devendo-se entrar em contacto com a mesma para obtenção de informações mais detalhadas. 
Imagens: Serpente Papa-Léguas - O Jogo da Mobilidade

Se quiser ver em pormenor os resultados europeus agora tornados públicos, para o ano escolar 2016-17, clique aqui

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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