sexta-feira, 14 de abril de 2017

Grattis pa födelsedagen Jakob

85 anos medeiam entre as duas imagens de abertura deste texto Trendy Wheels, tantos quantos separam a saída da fábrica de Lundby, em Gotemburgo (Suécia), do primeiro automóvel Volvo de sempre, o ÖV4, surgindo em ambas a mesmíssima unidade.

Este descapotável de carroçaria azul escura com guarda-lamas pretos – era, em 1927, a única combinação de cores disponível – assentava sobre um quadro de madeira de faia e freixo, coberta por folha metálica, e contava com um motor de 4 cilindros com uns estonteantes... 28 cavalos! Hoje, dia em que se comemoram os 90 anos dessa primeira saída para a estrada de sempre de um automóvel da marca sueca, esta unidade é parte do seu espólio, vivendo maior parte do tempo num museu, mas estando ainda aí para as curvas e rectas também, nomeadamente em dias de festa. 



Hoje é, por isso, um desses dias, recordando-se neste país escandinavo um feito que mudou a história do automóvel. Foi pelas 10 horas da manhã do dia 14 de Abril de 1927 que Hilmer Johansson, então responsável de vendas da empresa, conduziu para a rua o novo ÖV4 (acrónimo em sueco para “Öppen Vagn 4 cylindrar”), viatura que também ficaria conhecida como “Jakob”.
É caso para dizer “Grattis till din Volvo ÖV4!”



O arquétipo da segurança
“Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.” Foi com esta frase que Assar Gabrielsson e Gustav Larson, fundadores da Volvo, deram o mote para a criação de um conceito único na indústria.


Segurança e inovação. Tradicionalmente associada à conjugação destes dois conceitos, a marca veio preencher um vazio de mercado, então propondo um automóvel suficientemente robusto e preparado para o clima inóspito e para os rigorosos Invernos escandinavos, ao mesmo tempo que o assumia como sinónimo de alegria, progresso e liberdade, pondo de lado o sofrimento e morte associados à elevada sinistralidade registada nas estradas suecas nos anos 20 do último século.
O foco nas pessoas, na segurança, na vida e no respeito são valores indissociáveis da Volvo, a ela devendo-se muitas das tecnologias hoje adoptadas pela generalidade da indústria, do cinto de três pontos, à terceira luz de travagem, passando pelos airbags, sistema de detecção de peões, automóveis, ciclistas ou animais com travagem automática, e dezenas de outros gadgets de segurança. A demonstrar a sua alma altruísta, a marca sueca abdicou de registar a patente de todos eles, “porque para a Volvo a segurança e a vida não têm preço e o objetivo é que todos possam beneficiar, independentemente da marca que conduzam”, sublinham os seus responsáveis. Por isso se diz que “há um pouco da Volvo em cada automóvel”.


Mas os desejos vão mais além e em 2020 pretende-se atingir o pináculo do sonho dos seus fundadores, assegurando que a partir desse ano “ninguém perderá a vida ou ficará gravemente ferido a bordo de um novo Volvo” numa das mais ousadas e nobres promessas da indústria automóvel.
Cheers Volvo! Um brinde a esse desejo neste dia de festa & Parabéns!
Imagens: Volvo

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário