segunda-feira, 17 de abril de 2017

To Moke or Nosmoke?

Fossemos nós conterrâneos de Sir William Shakespeare e o título de hoje daria para uma série de trocadilhos, todos eles com a mesma base. Isto porque – e de modo a não me alongar muito – os descendentes do icónico ex-modelo MOKE da ex-britânica/agora alemã Mini estão vivos e respiram saúde, espalhando o seu charme a céu aberto pelo planeta.

É uma família agora dividida, é certo, depois do corte de relações em 1990 com o seu outrora patriarca, que decidiu vender o nome a uma marca de motos, mas nem por isso em modo de esgotamento, mesmo apesar das tentativas de matar de vez tão estranho e arcaico bicho. O que é um facto é que o Moke lives on!
Originalmente criado em 1959 como um veículo para uso militar, o seu sucesso viria a dar-se noutros domínios, nomeadamente em países tropicais ou com vastas orlas costeiras e praias, tais como… Portugal! No nosso país foi, aliás, berço de pouco mais de 8.000 unidades, maioritariamente da geração “Californian”, produzidas nos anos 80 em Setúbal e Vendas Novas, para consumo interno e exportação para todo o mundo. Inglaterra, Austrália, Rodésia e África do Sul também os produziram.
Embora os destinos paradisíacos se mantenham, a sua nova descendência é originária de outro ponto do planeta, mais propriamente na China, sendo duas as novas famílias adoptivas

- por um lado a britânica Moke International que mantém o simples Moke, concebendo os seus filhotes com base em motores a gasolina; 
- por outro a francesa Nosmoke que aposta num conteúdo mais ambiental, sublinhando a nova geração Flower Power com propostas eléctricas e, por isso, amigas do ambiente, denominando-se Nosmoke.


Se quiser saber mais sobre estas novas gerações felizes que se alargam pelo planeta clique nos links acima. Note ainda que apenas o segundo é comercializado em Portugal pela algarvia Sunshine Cars. 
Entretanto delicie-se com algumas das imagens que tornaram esta estrutura de tubos interligados sobre uma base simplista – cujo nome deriva de um dialecto arcaico para “burro” – num dos mais curiosos modelos do mundo automóvel.

Imagens: Moke International (1,2, 4 e 5)


Imagens: Nosmoke/Duprat Distribuition (3, 6 e 7)

Imagens: BMC e Wikipedia/British Motor Museum

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário