sexta-feira, 7 de abril de 2017

Acrobacias rolantes

A ideia subjacente a ir andar de bicicleta não é só sentar e pedalar rumo a um qualquer destino, pelo menos para o grupo de desportistas que fazem do Ciclismo Artístico a sua vida de atletas profissionais. Esta competição indoor, na qual se realizam vários conjuntos de exercícios, avaliados com pontuações, recorre a bicicletas que têm os pedais directamente ligados ao carreto único que opera a corrente, gerando um conjunto de imagens de beleza única.
Imagem: UCI – Union Cycliste Internationale
Num mix entre ginástica e ballet, atletas masculinos e femininos desfilam frente a um júri especializado na temática, demonstrando as suas habilidades e destreza física em duas rodas, individualmente ou em grupos de 2 a 6 elementos.
Com estatuto de Campeonato do Mundo desde 1956 para eles e desde 1970 para elas, têm sido muitos os nomes que saltam para o estrelato à conta dos seus arrojados programas, normalmente em representação de países do centro e leste da Europa, de Ásia e Oceânia.
Já Portugal não é presença assídua na modalidade, isto apesar de já por cá se ter organizado dois Campeonatos do Mundo, em 1999 na Madeira e em 2009 em Tavira. Há ainda duas irmãs lusas, de seu nome Carmo e Ivone Carvalho, que são Tri-Campeãs do Mundo de Artistic Cycling na categoria de Pares, feito alcançado em 1990, 1993 e 1998.
As imagens do mais recente Campeonato do Mundo, realizado no ano passado na Alemanha, o país mais medalhado da modalidade, falam por si, sejam elas de exibições de pares,…


… individuais…

… e em grupo

Se quiser conhecer esta disciplina mais em pormenor clique aqui.
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário