quarta-feira, 12 de abril de 2017

Jogos de luz e sombra

“YET” (CONTUDO) é o nome da mais recente filosofia da Lexus e que sublinha a exposição “LEXUS YET” que esteve em destaque no “Salone Del Mobile 2017” (por cá refere-se à “Semana de Design de Milão”). Desenvolvida em parceria com Neri Oxman, arquitecta, designer e professora, mas também responsável pelo MIT Media Lab, e o Grupo Mediated Matter, o seu elemento principal assume-se como uma instalação multidimensional imersiva de luz e sombra.


Trata-se de um novo exemplo de como a indústria automóvel se envolve noutros domínios que não só os das rodas, mostrando a sua polivalência, como a dos seus próprios designers. Abre, ao mesmo tempo, portas a que outros profissionais especializados e, muitas vezes, desconhecidos, apresentem os seus próprios conceitos.
Andando nestas lides há vários anos e nos últimos 10 estando ligada ao evento milanês, a Lexus expôs este ano a sua nova filosofia que pretende quebrar as fronteiras da criatividade através da fusão de elementos, à partida, incompatíveis, como a “natureza” e a “tecnologia”, segundo o seu lema “Não comprometa, harmonize”, revelando possibilidades para além da imaginação.


Grande Prémio para o projecto “PIXEL”
Pelo 5º ano consecutivo, a sua estrutura serviu de inspiração a uma acção direcionada a designers de todo o mundo, convidados a dar a sua interpretação à filosofia “YET”. De um total de 1.152 candidaturas ao galardão “Lexus Design Award 2017”, provenientes de 63 países, a marca japonesa escolheu 12 finalistas, expondo as suas criações ao público que visitou o Museu de Design e Arte, em Parco Sempione, no centro da capital italiana do móvel e do design, num certame que decorreu entre 4 e 9 de Abril.


Mas como vencedor só há um, o Grande Prémio foi para o conceito “PIXEL”, do japonês Hitoto Yoshizoe, aparelho que permite experimentar a existência de Luz e Sombra – os tais dois conceitos diametralmente opostos – com total consciência.
Recorrendo à combinação de um conjunto de palas, criou-se uma gama de efeitos Luz e Sombra, em que a repetição interna do reflexo transforma a maioria das imagens em quadrados, convertendo estes dois elementos antagónicos num formato claro e responsivo que permite viver plenamente o fenómeno.
Trabalhando na fronteira entre estes dois contrastes, o autor pretendeu chegar ao espectador de uma forma única, provando que os extremos se tocam, com Luz e Sombra, dentro e fora, de um lado e de outro, funcionando a tela existente entre os dois opostos como um instrumento que divide, transforma e liga… em simultâneo.
“O Lexus Design Award apresenta sempre várias questões fascinantes que atraem jovens designers, indo de encontro ao que eles consideram ser os desafios e oportunidades mais importantes para o design do presente,” explica Alice Rawsthorn, júri do Lexus Design Award 2017 e crítica de arte.
Resta dizer que Hiroto Yoshizoe é formado pela Musashino Art University, vivendo em Tóquio, onde trabalha na área de Direção de Arte e Design como designer espacial dedicado a instalações comerciais. Concentra-se na interpretação de conceitos como mudança, movimento e tempo no espaço, para criar abordagens modernas e analógicas. Saiba mais sobre o projecto PIXEL.
Imagens: Lexus, MIT Media Lab, Grupo Mediated Matter

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário