segunda-feira, 3 de abril de 2017

Sobre a terra e sobre o mar

Apesar de não parecer, dada esta ainda muito tímida Primavera, o Verão está já a menos de três meses de distância, pelo que está na altura de pensar em praia e afins. Trago-lhe, por isso, diferentes soluções para uma mobilidade em duplo ambiente, parceiras ideais para uma ida àquelas zonas mais selvagens ou até mesmo chegar a ilhas da orla costeira que permitam a sua circulação.

Comecemos pela Gibbs Sports, entidade que está a desenvolver um catálogo que, a breve trecho, pretende ter propostas para todos os gostos, com variável número de rodas, integrando motos, triciclos e quads que se transformam em jet, bi, tri e quadskis. Este vídeo é elucidativo do potencial de loucura que se pode atingir nesta transição entre dois mundos.

Neste momento apenas os QuadSki e QuadSki XL (de 2 lugares) estão em comercialização, sendo as propostas Terraquad, TriSki e BiSki em fase de conceito, para potencial introdução no mercado a breve prazo.


Aquada e Humdinga são outras das propostas que a Gibbs já imaginou. O primeiro foi um estudo para um veículo do tipo coupé de dois lugares, que em terra atingiria os 160 km/h, bem como 27 nós em meio aquático (cerca de 50 km/h); o segundo uma espécie de barco com tracção às quatro rodas, ideal, entre outras actividades, para acções de salvamento e de apoio à orla costeira.
Semelhante conceito é o Panther, da WaterCar, uma proposta de quatro rodas muito semelhante a um jipe, que passa do meio terrestre para o aquático a uma velocidade considerável (menor na transição inversa, mas ainda assim…) encolhendo e esticando as rodas, ao sabor das necessidades.

Produzidas nos EUA, as versões já em comercialização apenas podem ser conduzidas em alguns Estados e, assim, levados para praias e/ou zonas costeiras mais permissíveis a estas aventuras motorizadas. Dados os crescentes níveis de protecção ambiental, de áreas dunares e outras zonas do planeta que se pretendem manter protegidas da intervenção do Homem – muitas vezes associada a alguma destruição – esses locais são cada vez mais raros. Onde o seu potencial possa ser plenamente explorado, de imediato conquistando a atenção de meninas & meninos, garantem-se viagens de pura adrenalina.
Imagens: Gibbs Sports


Imagens: WaterCar

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário