quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Nos rastos de 4 monumentos

Se olhar para as imagens que ilustram esta edição Trendy Wheels decerto identificará, com alguma facilidade, os monumentos que delas constam! É inegável a imponência do nova-iorquino Empire State Building, a beleza da parisiense Torre Eiffel, a majestosa arquitectura da britânica Tower Bridge ou as linhas inimitáveis da Cidade Proibida, na China!


Agora, se lhe disser para atentar em mais pormenor ao modo como estes quatro quadros foram pintados, irá descobrir – principalmente se andar de bicicleta – que o traço é em muito semelhantes aos rastos que atravessam o chão de sua casa quando se esquece de limpar as rodas no regresso de um passeio por terrenos mais enlameados. Pois é… foram pintados com recurso a pneus!
Trata-se da colecção “Tyre Tracks” da 100 Copies Bicycle Art, sendo que cada peça – como o nome indica limitada a uma edição de 100 cópias – esteve recentemente à venda, esgotando quase de imediato. Foram, por isso, poucos os felizardos que contam nas suas salas, quartos e escritórios com um (ou mais) destes exemplares pintados com recurso a diferentes rodados de bicicletas, numa imaginativa solução que, entretanto, foi alvo de reconhecimento, sendo-lhe atribuídos de diversos prémios internacionais.


De acordo com o seu autor, o quadro “The Cyclist's Empire” celebra a ascensão de Nova Iorque como cidade ciclável, nele usando 7 tipos diferentes de cortes de pneus de bicicleta para desenhar o Empire State Building. Já o Bicycle Mon Amour retrata a Torre Eiffel, icónico monumento que se apresenta ao olhar da maioria dos utilizadores de bicicletas, independentemente dos boulevards de Paris onde se encontrem, aqui usando-se 12 diferentes padrões de rodas de bicicleta.


“God Save The Bike” é o título do quadro da Tower Bridge, monumento que se mantém de pedra e cal independentemente do tráfego, das vontades do tempo ou das subidas e descidas do Tamisa, recebendo os amantes das duas rodas nas suas vias dedicadas. Se olhar com atenção descobre 11 tipos de rastos de pneus, o mesmo volume de materiais que se usou na concepção do “The Unforbidden Cyclist”, que retrata a realidade chinesa – e em especial a Cidade Proibida – de promoção da bicicleta com meio de transporte, algo culturalmente tão popular por aquelas bandas como o arroz.
 
Imagens: 100 Copies Bycicle Art

Pois é, mas se os 100 quadros originais de cada tema já estão esgotados, pode ainda candidatar-se a adquirir um lote de esquiços, desenhos preparativos das telas finais. Os seus autores estão a disponibilizá-los – já numa 2ª edição – por 480 dólares (cerca de € 460). Podem ser adquiridos no portal da 100 Copies, juntamente com muitos outros exemplares que retratam a temática das rodas.
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário