quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Se fumar, não conduza!

São bem mais comuns as campanhas rodoviárias em redor do álcool, mas é também sabido que as denominadas substâncias psicotrópicas também influem nas nossas capacidades de reacção ao volante. Como por exemplo a canábis (ou marijuana), droga leve que mereceu a devida atenção por parte da Asociacion de Estudios del Cannabis del Uruguay através de uma campanha dedicada! 

A iniciativa compõe-se de um conjunto de 3 pósteres, com outras tantas mensagens de alerta, cujas cópias foram estrategicamente colocadas na região de Montevideo, capital deste país sul-americano  que, em 2013, legalizou a sua produção e comercialização. Integrados em muppies, têm a particularidade de serem feitos… da própria erva! Isso mesmo! Com 1,70 m de altura por 90 cm de largura, cada painel idealizado pela agência The Electric Factory é composto por folhas da dita erva que foram desfiadas, prensadas e secas, num trabalho 100% artesanal. O texto foi depois impresso através de um processo semelhante ao usado na produção de serigrafias.
Abordando uma temática com importante impacto social, as mensagens inerentes pretenderam servir de alerta para a responsabilidade de cada um enquanto condutor, nomeadamente para a diminuição das suas capacidades depois de fumar a dita cuja. 
Imagens: AECU
Por falar em fumar, aos eventuais larápios que pudessem ter ideias de roubar estes potsters – trocadilho entre as palavras “pot” (designação em inglês para “erva”) e “poster” –, feitos com recurso a uma quantidade não desvendada de folhas, deixou-se o reparo de que não valeria de nada o esforço, pois no processo de produção foram retiradas as substâncias psicoactivas, ou seja, se usadas seria como estar-se a fumar papel!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.


Sem comentários:

Enviar um comentário