segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Mudem-se as regras!

A miúda passou-se!!! Cansou-se do coche engalanado e dos cavalos bonitinhos, do príncipe drop dead gorgeous e do pessoal cheio de nove horas, de ter que sair do baile às 12 badaladas e desatou a acelerar no seu novo bólide! O único senão é o de que também nesta história teve que regressar ao seu papel de boneca quando o dia nasce e a loja de brinquedos abre ao público.
É notório o paralelismo a algumas histórias de animação de estúdios como a Disney e Pixar, de bonec@s que ganham vida quando os humanos não @s estão a ver! Mas a Audi Espanha quis ir muito mais além no pretérito Natal, quando lançou a campanha #CambiemosElJuego, sublinhando que o rosa e as bonecas não são algo só para meninas e que o azul e os carros não servem só os interesses dos meninos!

A mensagem inerente é, como se pode ver, muito abrangente, abarcando a temática da igualdade de género e, consequentemente, a educação dada às próximas gerações no sentido de sabermos olhar uns para os outros e para as opções e/ou escolhas de cada um(a), respeitando-as e vivendo com elas, sem o habitual cunho marcadamente crítico.
Para o efeito a representante espanhola da marca alemã colocou uma supersexy boneca, com sangue na guelra, ao volante do seu R8 Coupé, acelerando pela loja como se não houvesse amanhã! “Adoro quando me dizem que algo é impossível. Adoro demonstrar o quanto estão enganados, Como se vê, sou muito teimosa e adoro desafios!”, refere, sublinhando que o estereótipo do género não deve fazer parte dos jogos e brincadeiras, como também em termos de condução, que tantas vezes separando ambos os lados da barricada.
Segundo José Iglesias, catedrático espanhol em Psicologia Evolutiva da Educação da Universidade Autónoma de Madrid, são 5 as razões principais para a necessária mudança das regras deste jogo:
1) Porque os brinquedos têm um papel principal no desenvolvimento das capacidades e estas deveriam desenvolver-se por igual entre meninos e meninas;
2) Porque os brinquedos que escolhemos podem influenciar os interesses e vocações futuras que se desenvolvem desde pequenos;
3) Porque na primeira infância meninos e meninas estão livres de estereótipos de género e o brinquedo não deve propiciar a criação dos mesmos;
4) Porque brinquedos como carrinhos ajudam no desenvolvimento da coordenação visual-motor, antecipação de problemas e a originalidade de respostas, enquanto as bonecas contribuem para o desenvolvimento das capacidades empáticas, relações sociais e linguagem;
5) Porque mudar as regras do jogo fará com que, um dia, mais mulheres se interessem pelas ciências, matemáticas e engenharias, enquanto os homens se sentirão mais competentes na realização de tarefas domésticas e de cuidados. 


Claro que para @s mais estereotipados este texto não fará qualquer sentido, pois sempre viveram com uma separação de conteúdos mais ou menos definida e não se permitem sequer pensar out of the box, ou – pior que isso – poderão ser por demais intolerantes. Mas se com o mesmo conseguir mudar uma mentalidade que seja já me sinto realizado!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário