sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

É uma Tasca portuguesa com certeza...

… é com certeza uma Tasca portuguesa! Não há melhor exemplar de food truck em Portugal onde se pode aplicar, na perfeição, a letra de Reinaldo Ferreira e Vasco Matos Sequeira do sucesso “Uma Casa Portuguesa” celebrizado mundialmente por Amália Rodrigues. Tal como no popular fado luso, na Tasca Itinerante não falta pão e vinho sobre a mesa, o caldo verde a fumegar na tigela e o bem receber de quem se senta à mesa com a gente, em dois braços à nossa espera! E o próprio do fado, claro!

Apresento-lhe um dos primeiros conceitos de street food que surgiu em Portugal encimando o boom que, de repente, o nosso país viveu com esta indústria do comer na rua, em pé e, de preferência, em boa companhia. A enorme visibilidade deu-se logo no 1º Festival Europeu de Street Food, realizado no Estoril em Abril de 2015, curiosamente o palco onde o Fernando Sousa e a sua VW 'Pão de Forma', transformada a preceito, deram os primeiros passos, rumo a um sucesso que é hoje sublinhado noutros palcos. São eles os convidados desta edição Trendy Wheels.
Foi logo de arromba e nós sem qualquer experiência! Não estás bem a ver… aconteceu de tudo e até a extensão eléctrica derreteu num dos primeiros dias em plena hora de jantar!!!”, partilhou o responsável entre risos. “Tive de ir ao AKI a Alcabideche comprar cabo e fichas e fazer uma extensão, enquanto a Marta [nota: a sua mulher] ficou a segurar as pontas com as nossas filhas nos jardins do Casino. Foi surreal! Foi, por isso, um evento marcante em tudo!!!”

A validade deste projecto vai ainda mais longe pelo facto de ter obrigado o seu mentor a dar a volta por cima a uma vicissitude da vida que muitos têm conhecido nos últimos anos: ficar sem emprego depois de vários anos de dedicação, 17 neste caso! Tem sido uma aventura daquelas que ficam gravadas a fogo… Fiquei desempregado em 2012, no pico da crise, no que foi para mim um verdadeiro tsunami na altura. No início de 2013 dei por mim a pensar em criar o meu negócio, numa autêntica epopeia, tendo de definir o que fazer e o que poderia iniciar numa época de tanta crise”.
O click deu-se quando viu na TV uma reportagem sobre a invasão de turistas em Lisboa! “Esse foi o despertar… turistas! Mas tinha de ser algo diferente e de que eu também gostasse. Pensei em vinho, petiscos e depois o fado, por inerência a Lisboa e tudo isto num espaço móvel/adaptável… Street food!”

Bingo! Nasce assim a ideia que deu origem à Tasca Itinerante, um veículo que inicialmente era para ser um Citroën HY mas, por razões diversas, acabou por ser uma carrinha da VW. “Curiosamente sempre tinha pensado numa ‘Pão de Forma’, por ser uma viatura icónica, com grande impacto, mas esteve quase para ser esse outro modelo. Só que, por razões diversas [nota: que ficam para uma próxima edição] acabei mesmo por me decidir por esta lindinha, uma 'pão de forma' diferente, uma T2B de 1965, com formato pick-up e que não necessitaria de ser ‘trinchada’.”
Estava dado o mote, pelo que foi altura de colocar mãos à obra e investir no projecto alguns milhares de euros, “empréstimo que está quase saldado”, num trabalho realizado pela Kiosque Street Food, empresa do grupo Verso Move, especializada na transformação de veículos para esta actividade. Isto ao mesmo tempo que se tentavam obter as necessárias licenças para se operar no mercado da alimentação e com ocupação de espaços públicos. “Isso foi uma autêntica maratona que deu muitas dores de cabeça. Afinal estávamos em ‘terra de ninguém’ e nenhuma entidade sabia bem o que fazer e da validade deste tipo de projecto, adiando eternamente as decisões, ou colocando o nosso pedido no monte! Mas hoje, olhando para o que tenho tido e vivido e apesar das várias condicionantes e dificuldades, digo que valeu a pena, pois são mais os prós do que os contras! Aliás, a Tasca é a minha cara!”, diz-nos com esse sorriso rasgado, algo que também é a sua imagem de marca, pois está sempre de sorriso no rosto.


Fado, vinho e petiscos
E então o que há nesta tasca sobre rodas? “Muita coisa, como numa tasca portuguesa, com certeza: dos tradicionais pastéis de bacalhau e torresmos, aos conjuntos de salgados, pão no forno e às nossas típicas sandascas, feitas com um bom queijo da serra e presunto, bons enchidos, tudo isto bem regado com vinhos brancos e tintos ou mesmo a nossa deliciosa sangria. Temos também exemplares de doçaria – tortas de Azeitão e pastéis de nata – e a ginjinha a copo!”, mostrando-nos orgulhosamente o vasto menu. Digam lá se não dá vontade de lá ir!

Ao contrário de muitos exemplares que andam ao sabor dos eventos que se realizam aqui e ali pelo país, alguns em que também tem dito presente, a Tasca Itinerante tem normalmente um poiso próprio. É no Marquês de Pombal (Lisboa), mais propriamente ao fundo do Parque Eduardo VII, que diariamente se consegue saborear um ou mais dos petiscos acima. Embora os portugueses sejam “sempre e naturalmente bem-vindos, o nosso maior grupo de clientes é composto pelos turistas que visitam Lisboa, nomeadamente os que chegam nos navios de cruzeiro e os que descem dos autocarros turísticos que estacionam mesmo em frente à nossa Tasca. Curiosos e outros já conhecedores de alguns dos nossos pratos típicos, vão-nos visitando e levando com eles algumas novas experiências gastronómicas que ali lhes proporcionamos.”
Também eu, por experiência própria, fiquei logo conquistado no Estoril, mesmo tendo dado barraca, quando pus o Fernando e a Marta a sorrir com o facto de andar aflito à procura do telemóvel, quando estava a falar com alguém com o mesmo! Bom… adiante! Escolhido o que queria comer – uma Sandasca Serrana e uma sangria – servida entre sorrisos e imediatas conquistas, prometi-lhes que, em troca, haveria de falar da Tasca no Trendy Wheels.
Custou mas foi! Aqui está ela, em grande destaque nesta edição, cruzando este conceito de street food com o melhor da mais popular gastronomia portuguesa, sublinhando três valores principais: os sabores e a música portuguesa e bons produtos, de elevada qualidade! Um conceito sobre o qual há muito mais para contar… em breve!
Se, entretanto, quiser experimentar algumas das iguarias acima, neste Domingo (dia 22) a Tasca Itinerante vai estar presente na acção A Rua É Sua, da Câmara Municipal de Lisboa, uma espécie de reinauguração das entretanto renovadas Praça Duque de Saldanha, Av. Fontes Pereira de Melo e envolventes, agora que as obras parecem ter chegaram, finalmente, ao fim. Nesse dia, das 10h00 às 17h00, essas áreas vão ser apenas para passeio público a pé, nelas integrando-se animações de rua, concertos, eventos desportivos, mostras de artesanato, aulas de tai chi, de zumba e de fitness, integrando várias food trucks de comida de rua. A nossa Tasca Itinerante vai estar em frente ao edifício da Portugal Telecom. Com as imagens acima não há que enganar, sendo fácil encontrá-la. Passe por lá e vai ver que não se arrepende. Irá ser recebido de braços abertos e com um sorriso nesta que é uma tasca portuguesa, com certeza!
Imagens: Tasca Itinerante

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

1 comentário: