segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Nas ondas de Eisbach

Hoje é o surf o tema forte do Trendy Wheels numa viagem na crista de ondas de um local pouco ou nada habitual: um braço de rio no centro de uma cidade. É em Eisbach (Alemanha), bem no centro de Munique, que se situa o spot escolhido por Mark Harris (Egor para os amigos), Marlon Lipke, Quirin Rohleder e Toby Haseloff, todos eles surfistas profissionais, para ali fazerem inesperadas demonstrações nas ondas criadas pela forte corrente de inverno do rio Isar, que o alimenta.

Apesar do seu profissionalismo, o processo não lhes foi nada fácil, mas permitiu a criação de um elo de ligação com muitos outros surfistas locais – dos 8 aos 80 anos – que, sem possibilidade de rumar a zonas mais adequadas à prática da modalidade, recorrem com regularidade a este incomum spot! Aliás, o sucesso é tal que obrigou a edilidade a legalizar a actividade, desde Abril de 2010.

Este vídeo integra-se num projecto denominado The Endless Winter II – Surfing Europe, a segunda temporada de uma acção que inicialmente se circunscreveu a terras britânicas, mas que fruto do sucesso alcançado extravasou fronteiras. A primeira temporada teve 6 episódios, nela se contando a história do surf no Reino Unido, com um imperdível 1º episódio com imagens de 1966. Pode vê-los aqui.
Dado o sucesso entre os seus pares, logo o espectro se alargou a outros pontos do planeta, numa nova temporada com cariz europeu e que até já passou por terras lusas. Pode ver aqui esse 3º episódio, sob o título The Seed of Portuguese Surfing.
Caso o tema lhe interesse, pode seguir esta saga no Facebook, acompanhando as aventuras de um vasto grupo de profissionais da modalidade pelos mais emblemáticos spots de surf da Europa, parte dela feita a bordo da mais recente geração da pick-up Ford Ranger Wildtrack, um dos apoiantes deste projecto.



Imagens: The Endless Winter (Facebook & Instagram)

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário