segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Vamos A Isto!

‘Bora… vamos começar! Depois de milhentos testes e tentativas, depois de corrigidos os erros e avaliados prós e contras, depois de adaptadas legislações, é tempo de dar início ao processo e entregar carros que andam sozinhos a famílias reais, como a minha ou a sua. Refiro-me à cada vez mais real condução autónoma, que, quer os puristas da condução queiram ou não, vai tornar-se numa realidade concreta.


O exemplo mais recente vem da sueca Volvo Cars, que acaba de anunciar que vai dar início ao programa Drive Me, a mais ambiciosa e avançada experiência de condução autónoma até à data, pois até 2017 vai colocar nas mãos de uma centena de condutores de Gotemburgo outras tantas unidades do já de si muito avançado Volvo XC90, o seu SUV de excelência.


O primeiro XC90 destinado a um cliente real acaba de ser fabricado em Torslanda e prepara-se para, muito em breve e depois de confirmado que todas as tecnologias funcionam a 100%, sair para a rua com alguém atrás do volante, um mero mortal como eu ou @ leitor/@, mas sem que aquele tenha de lhe mexer ou fazer grande coisa. Após um período de habituação, até poderá apreciar a paisagem, falar ao telemóvel ou mesmo passar pelas brasas, já que o denominado InteliSafe AutoPilot do carro tratará de tudo, levando-o com segurança ao seu destino! Note-se que, em qualquer altura, o até então mero passageiro poderá assumir o controlo do veículo e voltar ao seu estatuto de condutor.


É… o então mundo futurista retratado há uns aninhos em filmes e séries de ficção torna-se, assim, realidade já hoje na capital sueca, prevendo-se o alargamento da experiência a Londres em 2017 e, nos anos seguintes, a algumas cidades chinesas. Quanto a nós… bem… há que esperar mais uns quantos aninhos bons, mesmo que a marca sueca tenha anunciado pretender começar a vender veículos autónomos ao público em 2021.

Recordo que a Volvo faz, desde a sua fundação, cavalo de batalha no capítulo da segurança, tendo sido ela quem, entre outras soluções, introduziu o cinto de segurança de três pontos que hoje todos usamos. A condução autónoma é mais um desses passos de gigante, sublinhando o desejo da marca para um futuro não muito longínquo: “Tudo o que fazemos começa nas pessoas. É por isso que nos empenhámos para que em 2020 ninguém morresse ou se devesse magoar seriamente num novo Volvo”, algo expresso neste outro vídeo.


Imagens: Volvo Cars
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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