segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Em Prol do Planeta

É indesmentível que a electricidade está a ganhar gradualmente pontos aos combustíveis fósseis, nomeadamente ao gasóleo e gasolina que colocamos nos nossos automóveis. Também o é real, por razões e interesses vários, que as coisas estão a demorar mais tempo a chegar ao comum utilizador – nomeadamente em termos de preços – do que o necessário para a evolução tecnológica, essa sim, galopante, mas – haja esperança – já estivemos bem mais longe!

Com os olhos neste futuro mais ou menos próximo estão, entre outros, as marcas de automóveis, estabelecendo parcerias com especialistas na matéria nos mais diversos domínios. Através do seu departamento Peugeot Design Lab, a marca francesa desenvolveu, com a DRIVECO um projecto para uma estação de serviço, exclusivamente para abastecimentos de electricidade.

Combinando ecologia e tecnologia, tem uma base em madeira, integrando 88 painéis foto-voltaicos, que garantem sombra enquanto os veículos estão à carga, mais um conjunto de baterias de iões de lítio, que geram e guardam energia solar. O primeiro espaço foi inaugurado em Bastia, na ilha francesa da Córsega, estando já em execução um segundo em Ajaccio. Ambos têm capacidade para carregar até 7 veículos – carros, scooters ou bicicletas eléctricas – em simultâneo, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Conheça o novo DRIVECO Parasol neste primeiro Vídeo Trendy Wheels da Semana:

  
Cá pelo burgo luso não se prevê tão significativo avanço a curto prazo, isto apesar do aumento de 43% nas vendas de veículos 100% eléctricos no nosso país, face aos mesmos seis meses de 2015. Somando-se estes números oficiais aos modelos de outros construtores que são importados directamente de diversos países, conclui-se que há mais particulares a ter às suas portas veículos que se carregam pela tomada. 

Se quem tem garagem vê a coisa simplificada, quem o tem de deixar na rua socorre-se dos (ainda poucos) pontos de carregamento que possam existir perto de casa mas – e principalmente – tem que contar com um pouco de mais respeito por parte dos utilizadores de carros normais, para que estes não lhes ocupem indevidamente esses espaços. Mas, infelizmente, ainda há tanta falta de educação/civismo…

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário