sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A Vida É Frágil

A par da condução sob efeito do álcool e da falta de uso dos cintos de segurança, o excesso de velocidade mantém-se como uma das principais causas da sinistralidade rodoviária no nosso país, contribuindo de modo significativo para as estatísticas de mortos e feridos graves. Quem o afirma é a GNR, autoridade que tem intensificado as suas acções de controlo para, entre outros objectivos, tentar reduzir esses números. Só este ano, entre 5,6 milhões de condutores analisados, 107.000 circulavam (uns meros 2%) acima dos limites permitidos, registando-se, ainda assim, uma redução em 20% de multas face aos autos de há um ano, considerado o mesmo período.

Imagem: APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil
Se  em auto-estrada ou fora das localidades este flagelo é, já de si, preocupante, o que dizer do que acontece nas aldeias, vilas e cidades? Aqui e invariavelmente, um significativo número de condutores continua a ter o pé pesado nas suas deslocações, ou porque está atrasado para um qualquer compromisso, ou porque, muito simplesmente, não presta atenção à sinalização e aos limites impostos, de máximos de 50 km/h ou mesmo de 30 km/h em zonas residenciais e na proximidade de estabelecimentos de ensino ou de outras zonas relevantes.

De modo a tentar sensibilizá-l@ para este tema, trago-lhe o Vídeo Trendy Wheels da Semana, da Autoridade Nacional de Transito de Israel, entretanto adaptado por cá pela GNR sob o titulo de "A vida é frágil, reduza a velocidade!":


Se ainda assim não for suficiente, junto algumas estatísticas apresentadas por diversas entidades, todas elas claras e alinhando pela mesma bitola:
  • A GNR refere que, desde o início do ano foram atropeladas 1.700 pessoas, das quais 27 perderam a vida, havendo ainda que contar-se com os feridos, de gravidade variada, muitos dos quais ficarão com sequelas;
  • A ANSR refere que 35% dos atropelamentos ocorrem no atravessamento de vias e em locais assinalados para o efeito, ou seja, em passadeiras. Representa 90% dos atropelamentos mortais e 60% dos atropelamentos com feridos dentro das localidades; 
  • APSI alerta que todas as semanas mais de 20 crianças e jovens morrem ou ficam feridos na sequência de um atropelamento. A maioria acontece com jovens com idades entre os 10 e os 14 anos, em zonas residenciais e durante os percursos casa-escola;
Posto isto e numa altura em que estamos em modo de “Regresso Às Aulas”, convido-o a cumprir com esta elementar regra de trânsito. Vai ver que não custa nada! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário