quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O Mundo Fantástico da Electricidade

Decorreu no passado fim-de-semana a 5ª edição do Lumina - Festival de Luz que, sob o tema “Mundos Fantásticos da Luz”, viu associada num dos projectos apresentados uma das suas formas – a electricidade – a um automóvel, naturalmente eléctrico.

Colocado junto à entrada da Cidadela da Vila de Cascais e acompanhado de uma banda sonora a condizer, um Renault Zoe ganhava luz, cor e movimento ao longo das quatro noites do evento. Se sob o sol surgia totalmente branco, a partir das 20h00 o pequeno Zoe conquistava quem por ele passava, fruto de uma nova realização da OCUBO, referência nacional e internacional nas áreas de vídeo mapping e projecções interactivas, com projectos realizados um pouco por todo o mundo.


Imagens: TW/Frederico Pinheiro, TW/José Pinheiro e Câmara Municipal de Cascais
Foi-lhe dado o título de “Video Mapping sobre Automóvel”, espelhando-se uma animação de luz e cor na superfície deste pequeno citadino eléctrico, levando os maravilhados espectadores numa viagem exploratória do mundo fantástico da electricidade, sem ruídos nem emissões poluentes, relembrando a presente evolução tecnológica, revolucionária e ambiental que vivemos e que a marca francesa dinamiza.

Partilho agora um vídeo que me foi cedido pela minha amiga Sandra Martins, a quem agradeço a autorização para utilização no Trendy Wheels:


Em resumo, esta foi uma das 5 promos de cariz comercial/social que se associaram aos 22 projectos, de 40 artistas nacionais e internacionais, que se estenderam ao longo de um percurso de fascinantes atmosferas mágicas, prolongando-se da Estação de Comboios até à Baía de Cascais, daqui até à Cidadela, embrenhando-se depois pelo Jardim Marechal Carmona, para depois atravessar algumas das estreitas ruas da zona antiga desta outrora vila de pescadores. 

Caso não tenha tido oportunidade de observar esta experiência sensorial estonteante, integrada numa vivência cultural inovadora, clique aqui para a conhecer mais em pormenor e desfrute da viagem.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

3 comentários:

  1. Um dos melhores momentos do Lumina 2016. Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Sim, de facto, um projecto muito criativo que resultou muito bem.
    Obrigado pelo comentário. jP

    ResponderEliminar
  3. Novo e entusiasmante mundo de ativação de marcas... Projeto fantástico! Garantidamente um dos Video Mapping mais fotografados e filmados na edição de 2016.

    ResponderEliminar