segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Mobilidade Na Minha Vila

Não é só António Guterres que está bem encaminhado para ocupar um lugar de topo na ONU. Também a Vila de Cascais, o município que acompanhou o meu crescimento, como pessoa e numa parte significativa da minha vertente profissional, também concorre a um lugar de relevo no seio das Nações Unidas, especificamente ao “World Summit Award Mobile 2016”, iniciativa que visa seleccionar e promover conteúdos e aplicações móveis inovadores de âmbito local, mas com impacto global.


Inserindo-se na nova estratégia de gestão integrada de mobilidade e baseado numa app dedicada, o projecto MOBI Cascais visa fornecer informação sobre um sistema multimodal aplicado no município, integrando soluções de estacionamento, envolvendo transportes públicos (comboios e autocarros) e ainda bicicletas inteligentes, fazendo-o a preços acessíveis.

Recorrendo ao smartphone (IOS ou Android), os utilizadores poderão aceder a horários de transportes, disponibilidade de bicicletas e lugares de estacionamento. Até final do próximo ano, o sistema prevê gerir 1.200 bicicletas partilháveis, que circularão numa rede de 70 km de ciclovias que irão integrar 2.000 postes de parqueamento, bem como 1.280 lugares de estacionamento gratuito de automóveis particulares junto às estações de comboios e autocarros do município.


“A  ideia é criar mais mobilidade e, sobretudo, mais mobilidade sustentável, com ganhos de eficiência para os utilizadores e para o ambiente”, refere um comunicado da Câmara Municipal de Cascais, acrescentando tratar-se de um projecto que “vem revolucionar a maneira como se movem os cerca de 210.000 cascalenses e os 1,2 milhões de turistas que anualmente nos visitam, com impacto na área metropolitana de Lisboa”.

Desenvolvido pelo CEiiA - Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, o projecto concorre na categoria “Smart Settlements & Urbanization” (“Decisões Inteligentes e Urbanismo”), depois de se ver apurado após uma selecção nacional que o levará a representar no WSA Mobile, frente a centenas de outros projectos, oriundos de mais de 170 países.

“Porque em Cascais, isto anda tudo ligado!”, esta app vai ser avaliada por um júri que elegerá, na mesma categoria em que concorre, um total de 5 propostas. Essa shortlist internacional será divulgada na abertura do “Congresso do WSA Mobile” de 2017, para no final se consagrar o Global Champion desta categoria e das restantes sete. Acrescente-se que Cascais já teve uma app – a FIX Cascais – como finalista em 2015, um ano depois de duas outras propostas portuguesas terem levado de vencida as respectivas categorias.
 
Imagens: Câmara Municipal de Cascais
Este foi o culminar de um processo iniciado com a selecção dos projectos a nível nacional, numa coordenação da APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, comprovando os actuais e elevados níveis de inovação e empreendedorismo lusos. Para além do MOBI Cascais, Portugal irá estar representado com 7 outros projectos (ou apps) cujos detalhes podem ser consultados aqui.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário