sexta-feira, 13 de maio de 2016

Cavalos, Elefantes e… Tuk Tuks?!

Não se admire se, nos tempos mais próximos os Tuk Tuk, veículos que se multiplicaram a um ritmo alucinante nos centros históricos das nossas cidades, servirem para jogar… Polo! Originário da Pérsia e generalizado em países como a Índia, o Reino Unido e as suas ex-colónias, este jogo que muitos conhecem – ou pelo menos ouviram falar – faz-se a cavalo ou, no limite, sob o dorso dos muito pacientes elefantes!



Ou pelo menos fazia-se, pois agora parece que também os Tuk Tuks servem como montada, numa invenção nascida no Sri Lanka e que já é um sucesso no país. Depois de uma experiência em 2015, decorreu em Galle, em Fevereiro, o Lakderana 2016 Tuk Tuk Polo Tournament, que contou com 8 equipas – 4 locais e 4 estrangeiras – a lutar pelo título e por um prémio monetário de 200.000 rupias cingalesas (cerca de 1.200 euros). 

Um jogo que se fez em duas partes de 7 minutos cada, com 3 Tuk Tuks em campo com outros tantos jogadores por equipa, mais os respectivos condutores. Após o intervalo e o reabastecimento dos veículos, novos jogadores entram em campo. Mas, melhor do que explicar, é mesmo ver o vídeo!


Há várias curiosidades nas regras, destacando-se o facto de as senhoras poderem usar ambas as mãos no manuseamento do taco, enquanto os homens só podem jogar com a mão direita. Ao intervalo, enquanto se reabastecem os Tuk Tuk, os condutores só podem beber água, mas os jogadores podem refrescar-se com um Arrack Sour, um tipo de rum destilado a partir de cana-de-açúcar e com uma dose de arroz vermelho que ajuda na fermentação! Estas e outras informações aqui.


Se por cá entrarem em vigor as condicionantes de que se têm falado, relativas às restrições que se querem impor na circulação destes veículos multi-coloridos em determinados locais das nossas cidades, haverá sempre a hipótese de os adaptar a uns Campeonatos Regionais/Nacional de Tuk Tuk Polo, a realizar em qualquer campo pelado que haja por aí nas redondezas!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário