quarta-feira, 25 de maio de 2016

Baião Rulzzzz!!!

O mundo dos ralis é um tema que já me disse mais no passado do que presentemente, quando, em puto, lá ia eu de mochila com o farnel às costas, ainda bem de madrugada, para o Autódromo do Estoril ou para a Serra de Sintra, para ver e fotografar os carros, fossem eles as máquinas das equipas de topo, com centenas de cavalos, ou mesmo os boguinhas dos menos endinheirados que, apesar das limitações, lutavam pelo melhor lugar da prova. Agora, por vicissitudes da vida, já não o faço, sigo o rali à distância e com substancialmente menos empenho do que na altura, quando sabia tudo de fio a pavio, da prova em si e desta modalidade do desporto automóvel.


Mas não é de desporto automóvel que versa este Trendy Wheels, embora o tema ralis tenha que ser aflorado. Venho falar de Baião, no Distrito do Porto, município que é atravessado pela mítica prova lusa do Campeonato do mundo da modalidade, cuja 50ª edição decorreu na semana passada. “E porquê?” – perguntam @s leitor@s? Por isto:


Aquele que escolhi para “Vídeo Trendy Wheels da Semana” é um vídeo viral encomendado por Baião à HyperCube e que pretende promover a terra e a sua ligação à prova. Da autoria de Marco Neiva e inteiramente protagonizado por actores locais, mostra o piloto Vítor Pascoal a acelerar nas serras de Baião, cruzando-se com praticantes de desportos radicais, mas também com o agora popular casal Fernando e Fátima, pacatos viajantes na sua Renault 4L, que em 2015 conquistaram os fãs locais e os dos ralis nas redes sociais, num vídeo que hoje regista mais de 185.000 visualizações. Veja-o aqui.

Embora aquela dupla faça o bis, desta vez há outros protagonistas, entre jovens (e menos jovens) de Baião que vivem as emoções do Rali de Portugal através de um simulador muito especial, uma réplica de um carro de ralis que constroem à volta de um sonolento pai, sentando-o ao volante, recorrendo depois às novas tecnologias de realidade virtual para o acordar. Uma experiência a 360 graus que pode ver aqui, sentindo algo do que se vive dentro de um carro de ralis. Para o ano há mais, prometem!

Ah sim, entretanto e a título de informação adicional – os mais interessados já o saberão – a Citroën venceu este 50º Rali de Portugal, com os pilotos Kris Meeke/Paul Nagle a baterem os seus adversários. Também para a história desta edição comemorativa ficou a dupla Miguel Campos/Carlos Magalhães como os melhores representantes lusos, aos comandos de um Skoda

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário