quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Natal 2017: Kirobo Mini, o amiguinho japonês

Se era pequenin@ em meados dos anos 90 lembrar-se-á, decerto, do Tamagotchi. um amigo electrónico – tipo porta-chaves – de origem japonesa, com que a criançada e alguns adultos lidavam como se de um animalzinho de estimação se tratasse. Havia que cuidar dele, alimentá-lo e dar-lhe bastante atenção, já que se não o fizesse ele ficava triste, podendo até morrer! Entretanto parece que a coisa deu um novo salto, sendo que as versões mais recentes até permitem comunicação entre os Tamas, gerando-se famílias com direito a filhos e tudo! Brrrrrrrrr!!!!

Noutro domínio mais evoluído, considerando que as (pseudo)emoções dos Tamas eram fabricadas, trago-lhe hoje um novo e bem mais avançado amiguinho, o Kirobo Mini, conceito de robô concebido pela Toyota e que conta com um impressionante nível de realidade e inteligência, a vários níveis.
Herdeiro do seu antecessor Kirobo, robô que fez parte do programa espacial nipónico (ver mais abaixo), esta pequenina proposta de apenas 10 cm de altura tem como objectivo melhorar as relações entre as máquinas e os humanos, num planeta onde, quer se queira ou não, essa inter-relação é cada vez mais real (vejam-se a “Sophia” e o “Einstein” que estiveram no recente WebSummit, em Lisboa). Apresenta-se, por isso, como um parceiro de comunicação em miniatura, companheiro que pelas suas diminutas dimensões cabe na palma da mão, podendo ser levado pelo seu dono lá por casa, nas viagens de carro e em praticamente qualquer lugar.



Quando sentado o Kirobo Mini vira a cabeça para quem lhe estiver a dirigir a palavra e responde acenando e mexendo os braços. Pode iniciar uma conversa casual e, através de reconhecimento facial, tem a capacidade de ler e responder às emoções do ser humano, apreender as suas preferências e reagir de acordo com eventos passados, numa companhia personalizada. Pode também melhorar as suas capacidades de interacção com o seu dono de carne e osso, usando serviços conectados das suas casas e dos próprios veículos da marca japonesa.
Após um período de pré-vendas que arrancou em Tóquio em Maio último, desde essa altura a procura pelo pequeno robô de companhia cresceu exponencialmente, por parte de clientes que pretendem obter novas experiências, levando a marca a criar um portal dedicado "With Kirobo Mini Friend Parkonde se podem partilhar os vários momentos passados com ele. Mais recentemente, em Novembro, passou a estar à venda através da rede Toyota daquele país, por cerca de 39.800 Ienes (cerca de € 300), acrescendo uma mensalidade de 350 Ienes (cerca de € 2,7) caso o utilizador queira ter acesso à aplicação dedicada para telemóvel.

Pois, agora as notícias menos boas: se pensou comprar um Kirobo Mini, tal só é possível no Japão e não está prevista a sua chegada a outros países, pelo menos no curto/médio prazo. De acordo com Victor Marques, Director de Relações Públicas da Toyota no nosso país, “são muitas as potencialidades, nomeadamente de conectividade, do Kirobo Mini com a casa e com o carro, algo que, neste momento, só é possível no Japão. Por essa razão, bem como pelo facto de não estar certificado para venda noutro país, não há quaisquer planos para que a sua venda se estenda a outros mercados”.

Do espaço para sua casa
Como se viu no vídeo acima, o Kirobo Mini é uma evolução caseira de outro robô famoso, o Kirobo, que fez parte do programa espacial nipónico, numa alargada co-produção denominada “Kibo Robot Project”.

Com 34 cm de altura e pesando cerca de 1 kg, resultou da conjugação de duas expressões – “Kibo” (significa “esperança” em japonês) e “Robô” – o Kirobo nasceu da conjugação de esforços de um conjunto de entidades, unidas em prol da exploração espacial: o Centro de Pesquisa para Ciência Avançada e Tecnologia da Universidade de Tóquio e a Robo Garage, co-responsáveis pelo hardware e pelas características de mobilidade, a Toyota no programa de reconhecimento vocal e a Dentsu nos conteúdos de conversação e gestão do projecto, contando com o apoio da plataforma “VoiceText” da Hoya Service, para a síntese da conversação, num processo naturalmente supervisionado pela Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA).
Foi a 4 de Agosto de 2013 que o Kirobo rumou à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo de uma cápsula lançada, a partir do Centro Espacial de Tanegashima (Japão). Naturalmente fluente em japonês, foi um companheiro de excelência de Koichi Wakata, aquele que viria a ser o primeiro comandante japonês da 39ª Expedição dessa plataforma multicontinental. Fruto desse feito, viu-se galardoado com dois títulos registados no Guinness World Records, o de “primeiro robô de companhia no espaço” e a de “robô que manteve uma conversação a maior altitude”, entre outras distinções do foro tecnológico.

Após 18 meses em órbita, o Kirobo regressou à sua terra natal para se tornar presença assídua em eventos tecnológicos e culturais realizados por todas as principais cidades nipónicas, interagindo com crianças e adultos. Em Janeiro de 2016 tornou-se numa das atracções do Miraikan (Museu Nacional da Ciência Emergente e Inovação) em Daiba, na capital japonesa.
Hoje, fruto do sucesso entretanto acumulado pelo seu descendente, prevê-se que o Kirobo Mini e outros futuros potenciais familiares se venham a multiplicar nas casas japonesas. Fica a questão do timing que demorará a extravasar fronteiras e a chegar aos restantes mercados, Portugal incluído!
Imagens: Toyota e Kibo Robot Project

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário