segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Regresso às aulas ecológico

O Verão está a derreter a passos largos, significando que a temática do inevitável “Regresso à s Aulas” se vai tornando assunto do quotidiano, por mais que a pequenada o queira evitar. Aliás, as grandes superfícies e demais operadores já começam a fazer as suas campanhas, com ofertas, descontos e afins em livros e materiais. Já o mesmo parece não acontecer ao nível das propostas de transporte escolar, mantendo-se a habitual disponibilidade sem novidades de maior. 

Uma hipótese de novidade nacional até poderia ser a solução aplicada na cidade francesa de Louviers, onde a criançada de algumas escolas primárias vai para a dita e regressa a casa a pedalar. O que há de novo? O facto de não o fazerem em bicicletas tradicionais mas sobre um conceito chamado S’Cool Bus, criação de três jovens empreendedores locais, veículos a pedais com assistência eléctrica. Têm 4 velocidades e uma marcha-atrás, podem circular até aos 15 km/h e têm uma autonomia de cerca de 30 km, mais que suficiente para os trajectos diários, mesmo dentro de cidades de maior dimensão. Dotados de tejadilho amovível, luzes, piscas e retrovisores, naturalmente circulam, sempre que possível, em ciclovias e/ou algumas zonas pedestres, fugindo do trânsito automóvel.

Ecológico e estimulador da prática desportiva e do convívio entre a pequenada, o projecto seduz, também, pais e educadores. “Os S’Cool Bus são pequenos veículos com pedais independentes para cada criança e adaptados ao seu tamanho, permitindo o seu transporte para as escolas enquanto praticam uma divertida actividade”, referem os responsáveis pelo conceito. “Seguros e confortáveis, os S’Cool Bus também sensibilizam e educam os jovens a participar activamente no desenvolvimento sustentável. Deslocam-se respeitando o ambiente, divertem-se e, ao mesmo tempo garante-se-lhes uma actividade física diária mínima, com implicações na própria aprendizagem escolar.”

Para quando importar o conceito para o nosso Portugal? Afinal, estamos em época de Eleições Autárquicas e esta até poderia ser uma interessante ideia para determinadas regiões... ou mesmo para todas! Quem se atreve?
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;

2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário