sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Pete Eckert: Um turista no mundo da visão

São 5 os sentidos que o ser humano foi dotado, se bem que – é comum dizer-se – algumas pessoas conseguiram desenvolver um extra, uma capacidade adicional de antecipar determinadas situações. Mas… e se um deles falhar?

É algo com que a maioria não se preocupa, pois, como em tantas outras coisas na vida, segue-se a filosofia do “isso só acontece aos outros” e claro que não se pensa que nos pode suceder isto ou aquilo, pois isso não é viver. Devemos antes aproveitá-la ao máximo, tirando partido do que temos.
Vem isto a propósito de Pete Eckert, fotógrafo profissional que é… invisual! Isso mesmo, um dos seus sentidos falhou-lhe por completo, fruto de uma Retinitis Pigmentosa, doença degenerativa que leva à completa cegueira, sendo presentemente incurável! Imagine-se – se é que se consegue... – o que é para alguém formado em escultura e desenho industrial, cujo sonho era estudar arquitectura em Yale, ser-lhe dito de que a situação era real, galopante e irreversível.
Diagnosticado com a dita e após alguns anos de luta psicológica, Eckert veio a dedicar-se a algo impensável para a maioria: a fotografia! Ajudado pela sua mulher Amy e por um novo amigo, Uzu, um cão-guia que se revelou precioso não só como companheiro, mas também como protector. Com uma enorme dose de empenho na vontade de aprender cada vez mais, o alemão tornou-se num conceituado profissional, apesar desta sua condição.

Imagens: Volkswagen

O mais recente exemplo do seu trabalho chega pelas mãos da Volkswagen, marca que acaba de lançar o Arteon, o seu novo coupé de 4 portas. A sua nomenclatura divide-se entre “Art” (a arte das suas linhas harmoniosas e a emoção gerada) e “eon”, inerente ao posicionamento premium do modelo, ou seja, tudo o que Eckert precisava para criar mais um conjunto de imagens imortais.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário