quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Carro ou máquina fotográfica?

Já o referi aqui por diversas vezes o quão impressionante é o salto tecnológico registado na última década, nomeadamente no domínio automóvel. Já quase que não conheço o meu carro, ele que, há uns anitos não muito longínquos, me levava de cá para lá e de volta a casa, bastando para tal colocar alguma gota e pagar as contas inerentes à sua utilização. Os mais recentes fazem agora chamadas, dão a sua localização aos serviços de assistência e/ou emergência e até tiram fotografias, permitindo, de imediato, a sua partilha com amigos e conhecidos nas diversas redes sociais.

Mas e que tal fazer um trabalho fotográfico com a câmara de um automóvel, demonstrando, em simultâneo, a azáfama de uma grande cidade europeia e alertando para a temática da segurança nas estradas? Foi isso que pensou a multi-premiada fotojornalista Barbara Davidson, neste caso aproveitando a câmara do sistema City Safety, equipamento de série do novo Volvo XC60. Chama-se “Moments XC60: The World’s First Photo Exhibition Shot With a Car” e é um tributo a todos aqueles que o sistema pretende proteger:

“Ao explorar a funcionalidade e o propósito da câmara, de proteger as pessoas no meio do tráfego e em seu redor, conta-se também a história de uma jovem e do seu primeiro dia numa nova cidade, seguindo-a à distância durante todo um dia”, refere esta tripla galardoada com um Prémio Pulizter e vencedora de um Emmy. “O ‘Moments’ não é apenas uma nova abordagem fotográfica e de narração de histórias. É a primeira exposição de fotografia do mundo feita com um carro”.
São 30 as imagens escolhidas para esta mostra, recolhidas ao longo de vários dias em Copenhaga (Dinamarca), e entretanto exposta no Canvas Studios, em Londres (Inglaterra), prevendo-se a sua exibição noutras cidades do planeta.

Imagens: Volvo / Forsman & Bodenfors




Casa comigo e tens uma prenda
O boom deste processo tornou-se maior desde que a Citroën lançou o seu novo C3 com câmara incorporada, equipamento denominado Citroën ConnectedCAM e que, como qualquer máquina fotográfica e/ou smartphone, permite tirar uns instantâneos a algumas curiosidades enquanto estamos ao volante. Até assume papel de testemunha em acidentes, ajudando a identificar os culpados e a agilizar os processos nas seguradoras. Dá mesmo um jeitaço!
Imagem: Citroën


Decerto já os viu na TV, mas o pequeno citadino da marca francesa foi alvo de dois deliciosos anúncios complementares, o bem conhecido Marry Me?, em que o rapaz pede a amada em casamento, e o mais recente Parabéns Papá, em que aquela lhe apresenta a conta!
Posto isto, resta deixar no ar a questão que, há uns anos era comum ouvir-se num conhecido programa de televisão de um humorista brasileiro, de seu nome Jo Soares: “Que mais me irá acontecer?!”
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes; 
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário