segunda-feira, 28 de agosto de 2017

À reconquista do Cabo das Tormentas

Numa altura em que Portugal tem visto hasteada a sua bandeira nos mastros das mais diversas competições internacionais de ciclismo, perfilam-se mais dois nomes para mostrar ao mundo a verdadeira fibra lusitana, a mesma que, em tempo ídos, nos levou a conquistar meio planeta, saídos da “ocidental praia lusitana” e desbravando “mares nunca dantes navegados”, derrotando monstros lendários como Adamastor, ele que, no então Cabo das Tormentas, afundava naus na defesa dos seus domínios marítimos.
Imagem: Federação Portuguesa de Ciclismo

Hoje sem mais mares desconhecidos e com esse meio mundo perdido (quase) por completo por e para outros monstros, as conquistas são diferentes, levando-se essa alma lusa a outras paragens. Como, por exemplo, em modalidades desportivas, sendo que para estar aqui no Trendy Wheels há que ter rodas, razão da referência ao ciclismo e, nesta edição em concreto, a dois paraciclistas: Luís Costa e Telmo Pinão.
Ambos atletas da Equipa Portugal, preparam-se para defender as nossas cores no Campeonato do Mundo de Paraciclismo, que se realiza em Pietermaritzburg (África do Sul) já a partir desta 5ª Feira, (de 31 Agosto a 3 Setembro). A dupla, que já competiu nos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro (Brasil), irá participar, de novo, nas respectivas provas de Fundo e de Contra-Relógio, integrados nas suas categorias.

Tuga Power!
É este o habitual motto de Luís Costa, ele que se baterá com 9 rivais de peso na Classe H5, muitos deles seus normais opositores nas provas internacionais. O atleta algarvio irá primeiro competir no Contra-Relógio de 23,3 km na 5ªF (dia 31, partida às 12h00, hora em Portugal), para dois dias depois, às 14h00, correr os 60,7 km da Prova de Fundo.

O multipremiado paraciclista entregou-se a uma preparação intensiva, quer a nível individual, quer decorrente da sua participação nas mais diversas provas nacionais e internacionais onde este ano marcou presença. Por cá, em representação da sua equipa Sporting/Tavira-Paracycling conquistou a sua 4ª Taça de Portugal consecutiva e ambas as medalhas do Campeonato Nacional, embora, este ano não se considere que revalidou o título, já que as novas regras obrigam a mais competidores nas várias classes, algo que na sua não tem havido.
Fora de portas disputou 3 provas da Taça do Mundo de onde trouxe, entre outros resultados, 3 medalhas de bronze, conjunto que lhe garante igual posição no respectivo ranking final do ano. Foi duplo medalhado em Emmen (Holanda), na Prova de Fundo e no Contra-Relógio, sendo que nesta última quase que podia ter sido a de prata, perdida por milésimos de segundo! A terceira medalha de 2017 garantiu-a na Prova de Fundo em Ostende (Bélgica), evento onde juntou ao seu palmarés um 5º lugar no Contra-Relógio. Pouco tempo antes, em Maniago (Itália) foi 5º em ambas as vertentes. Venham agora as medalhas deste Campeonato do Mundo!
Imagens: Luís Costa - Paraciclista

Regresso à ribalta com um título
Quanto a Telmo Pinão, atleta da categoria C2, integra na África do Sul um pelotão com mais de duas dezenas de paraciclistas. O seu Contra-Relógio terá 31 km e inicia-se bem cedo, pelas 08h00 de 6ªF (dia 1), para dois dias depois, a partir das 09h30, iniciar a disputa dos longos 85 km da Prova de Fundo.
Imagens: Telmo Pinão e LA Alumínios-Metalusa-BlackJack

Mais regrado em internacionalizações – a última foi nas Paralimpíadas do Rio 2016 – o atleta de Albergaria-a-Velha aposta nos eventos nacionais para evoluir. Este ano e após uma paragem de alguns meses e de uma incursão pelo remo adaptado, representou a equipa LA Alumínios-Metalusa-BlackJack no seu regressou ao alcatrão, tendo no início de Julho, em Almeirim, garantido o título de Campeão Nacional de Paraciclismo, na variante de Contra-Relógio Individual. No dia seguinte também venceria a Prova de Fundo, mas garantindo apenas a medalha pois a falta de quórum na sua categoria impediu a atribuição do título de Campeão Nacional.
Após várias sessões de treinos, individuais e em conjunto com o seu companheiro de aventuras, para esta deslocação ao extremo sul do continente africano, ambos partiram ao início da tarde de ontem (Domingo) para Pietermaritzburg. Com objectivos diferenciados, as expectativas de ambos estão em alta, tal como transpareceu José Marques, Seleccionador Nacional de Paraciclismo: “Vamos com ambição de conseguir bons resultados. O Luís Costa aponta para o pódio, tanto no Contra-Relógio como na Prova de Fundo, embora seja uma meta mais fácil de alcançar na corrida em linha. O Telmo Pinão irá bater-se por um lugar no top 10”.
Este Mundial de Paraciclismo terá transmissão directa via Livestream, pelo que pode seguir as prestações dos nossos dois atletas como se lá estivesse. Os horários completos podem ser consultados aqui. As horas indicadas acima, neste texto, são as portuguesas (menos 1 hora do que a hora local).

Outros feitos lusos em 2017
Regressando aos resultados de atletas da Equipa Portugal nas diversas modalidades do ciclismo internacional, destacam-se, entre outros, o título de Campeão Europeu de Maratona BTT, na Classe XCM, conquistado por Tiago Ferreira, na prova que decorreu em Svit (Eslováquia, a 13 Agosto), cerca de dois meses após se ter sagrado Vice-Campeão do Mundo da categoria, em Singen (Alemanha).
Já no início de Julho fora Maria Martins quem, em Sangalhos, no Europeu de Pista (Sub-23 e Juniores), garantiu a medalha de prata na prova Júnior de Eliminação, um dia depois dos gémeos Rui Oliveira (Eliminação) e Ivo Oliveira (Perseguição Individual) terem obtido, respectivamente, uma medalha de ouro e outra de prata.
Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo

Estes são apenas alguns dos orgulhosos lusos que não param de tentar elevar as cores verde/rubra nos mastros espalhados pelo planeta, conquistando a admiração e o respeito do púbico, bem como dos adversários. Pode seguir as carreiras destes e de outros atletas da Equipa Portugal, bem como das restantes provas e categorias na página da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário