segunda-feira, 3 de julho de 2017

“Passarola” de regresso aos céus

A TAP Portugal continua num registo assumidamente retro, voltando a recuar no tempo várias décadas, tantas quantas até aos anos em que se viam no ar aeronaves como o Lockheed Super Constellation de 1955, ou o mais recente Boeing 727-200, do final dos anos 70 do século passado. Ambos tinham a assinatura “Transportes Aéreos Portugueses” ao longo da fuselagem, tendo sido a primeiro e a última das aeronaves da nossa transportadora aérea a exibir essa emblemática identidade corporativa. Ou pelo menos até hoje, voltando a surgir nos ares internacionais.

Numa altura em que a companhia dá largas aos seus festejos de 72 anos de vida, é agora um novo Airbus A330-300 que ostenta aquelas cores originais, numa homenagem a Portugal e aos Portugueses, promovendo o nosso país dentro e fora das nossas fronteiras. O voo de baptismo deste pássaro metálico que orgulhosamente ostenta o escudo nacional, logo abaixo da palavra “Portugal”, teve lugar na manhã do passado dia 26 de Junho, numa ligação especial que se fez entre os Aeroportos Francisco Sá Carneiro (Porto) e Humberto Delgado (Lisboa), com passagem a relativamente baixa altitude em locais emblemáticos, como a Foz e Cascais, entre outros.

Esta pintura retro faz parte de um conjunto de acções programadas pela TAP para celebrar essa ligação histórica e indissociável com o nosso país, nestas incluindo-se o Vídeo de Segurança, filme entretanto já premiado internacionalmente a que o Trendy Wheels fez referência em anteriores edições. Agora foi recriada, de forma fiel, a tal tipografia “Transportes Aéreos Portugueses” e o logótipo inicial da companhia, popularmente conhecido como “Passarola”



De matrícula “CS-TOV”, o novo “Portugal” – o primeiro a ostentar tal designação foi um Boeing 747-200, de 1972 – inicia agora os voos comerciais de longo curso, nomeadamente nas novas rotas para as Américas, do norte e do sul, e continente africano, podendo levar consigo 285 passageiros associados à imagem corporativa da TAP utilizada entre os anos 50 e 70. Veja aqui, em timelapse, como foi o processo de (re)criação deste ícone:

Caso vá prós lados dos nossos aeroportos e antes de embarcar no seu voo dê uma olhadela à volta. Pode ser que o veja ao vivo. Ou então que até lhe saia na rifa, caso o seu destino seja tê-lo no seu caminho.




Imagens: TAP Portugal



Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário