quarta-feira, 12 de julho de 2017

Nem tudo o que parece é

Alternativa ao dito “as aparências iludem”, ambos se podem aplicar na perfeição a alguém que, há anos, cria realidades que são tudo menos verdadeiras, apesar de as imagens assim nos levarem a essa percepção. O seu autor chama-se Michael Paul Smith e ganha a vida a brincar com miniaturas e uma máquina fotográfica.

É o exemplo perfeito de um artista apaixonado pelo que faz, num processo que remonta a mais de duas décadas e meia, aproveitando ambientes reais, conjugando-os depois com peças vintage à escala, recorrendo a perspectivas que se eternizam através da fotografia. Para o efeito criou, ele próprio, recorrendo a memórias e histórias, uma cidade americana com visual das primeiras décadas do século passado, a que chamou de “Elgin Park”.




É nesta urbe fictícia que nascem estas conjugações (ir)reais, ilustradas pelas fotos que se apresentam neste texto Trendy Wheels. Dado que as mesmas falam por si, tal como o próprio vídeo, uma interessante reportagem do National Geopgraphic sobre este criador de sonhos, não me vou alargar em grandes considerandos.


Se quiser saber mais sobre este eremita que, segundo parece, nem sequer teve um automóvel na sua vida, clique aqui. Pode ainda adquirir os seus dois livros – “ElginPark: An Ideal American Town” e “ELGINPARK: Visual Memories of Midcentury America at 1/24th scale” – via Amazon, clicando nos respectivos links, por 13,48 e 44,28 dólares.
Imagens: Elgin Park/Michael Paul Smith

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

2 comentários: