sexta-feira, 7 de julho de 2017

Esculturas em barro

A olaria é uma das mais antigas indústrias do mundo, remontando ao Período Neolítico o recurso ao barro para criação de peças para armazenamento e preparação dos diferentes produtos da natureza. Mas, ainda hoje há quem o trabalhe de um modo bem mais profissional e sofisticado, recorrendo a um conjunto de novas tecnologias para levar até sua casa peças de design único.

Se eu lhe disser que o mesmo aconteceu com o carro que tem parado à porta fica admirado? De facto, muitos automóveis começam por ser uma massa disforme de barro, só alguns meses mais tarde se transformando em estruturas de aço, chapa e vidro.
Remonta a 1927 a primeira utilização deste material na indústria, quando Harley Earl, então estilista da General Motors, definia o automóvel como uma obra de arte e não apenas um monte de peças conjugadas de uma determinada forma. Aplaudido por uns e criticado por outros, o americano levou a sua avante e demonstrou, por A+B, junto de alguns clientes da marca – entre estrelas de cinema e milionários – que ver uma proposta do seu futuro carro em molde era muito melhor do que apenas por um desenho no papel.

Presentemente, quase um século depois, quando os híper-ultra avançados computadores e respectivo software permitem fazer quase tudo num piscar de olhos – até mesmo propostas em realidade virtual – descobre-se que o barro moldável continua a sujar as mãos dos profissionais, antes do automóvel ganhar vida e sair para as ruas.
É em (quase) tudo semelhante a uma criança que brinca com um lote de plasticina, recriando o seu imaginário, ou ao oleiro que molda as mais diversas peças, recorrendo a este produto reutilizável, que permite alterações imediatas, acertos às primeiras, segundas e terceiras tentativas, podendo-se sempre colocar mais material ou retirar excessos.

E do nada nasce a obra!
Claro que na indústria automóvel esta argila é diferente da que se encontra na natureza, resultando de um mix de ceras de diferente composição, com as marcas a registarem patentes dos seus próprios materiais. Os modeladores começam a trabalhá-la a partir de um esboço ou desenho virtual, feitos num estúdio de design, criando um primeiro modelo real, assente numa estrutura em madeira e/ou metal, revestida a esferovite ou espuma, toscamente recortada de acordo com o formato pretendido, de um pequeno citadino a um SUV da moda ou até mesmo um superdesportivo.

Um lote de argila aquecida – entre os 50 e os 60ºC – é depois colocada em cima dessa forma, iniciando-se um apaixonado e preciso trabalho de centenas de horas, que leva à transformação em realidade da visão do designer. Macia e flexível ou, mais tarde, já algo solidificada, é trabalhada com várias ferramentas especializadas, das usadas por um carpinteiro, às facas de um Chef de cozinha, bisturis de um cirurgião ou instrumentos de precisão de um relojoeiro, numa curiosa coreografia de movimentos.
Imagens: Ford 

Dependendo da escala a que se faça o veículo a criar – podendo ir de 1:10 até tamanhos reais – naturalmente que varia a quantidade de argila necessária. Segundo números divulgados pela Ford, um modelo de pequena escala pode pesar 10 kg e demora, em média, 2 semanas a completar, enquanto outro, à escala real, pode atingir as duas toneladas, o peso de um elefante asiático médio. O tempo de execução de cada uma varia de acordo com a dimensão e o detalhe. Num único ano a marca usou mais de 186.000 kg de barro, o equivalente ao peso de um Boeing 747, reciclando mais de 2.350 kg por ano de raspas resultantes dos excessos retirados dos moldes. Acumulando-se em doses significativas, em 5 anos a marca já reciclou mais 9.000 kg deste material.
O vídeo abaixo resume, na perfeição, o processo de criação de uma escultura rolante em barro, ou simplificando, um automóvel como o seu.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário