quarta-feira, 5 de julho de 2017

A essência das corridas

Desenhado no centro e imediações da cidade que lhe dá nome, o Circuito de Vila Real é uma mas das mais emblemáticas pistas de corridas de automóveis do mundo, colocando-se praticamente a par com outras como Pau (França), Guia (Macau) ou SPA-Francorchamps (Bélgica), não destoando até mesmo frente aos icónicos circuitos do Mónaco e de Le Mans. Tem um historial que remonta aos primórdios do desporto motorizado em Portugal, tendo sido palco das mais animadas competições e mesmo de decisões de títulos nacionais desde os anos 30 do Século XX, lutas que se prolongam até ao presente.

Mesmo que não seja espectador atent@ a estas questões das corridas, poderá eventualmente ter-lhe constado que Vila Real foi, no último fim-de-semana de Junho, palco de uma corrida do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (vulgo WTCC), categoria em que há um português a discutir o título de Campeão, Tiago Monteiro de seu nome, como piloto oficial da japonesa Honda.
Como se uma vez não chegasse para alimentar a alma dos aficionados, haverá um segundo fim-de-semana – já o próximo, dias 8 e 9 – dedicado às corridas naquele mesmo palco, se bem que esta segunda dose tenha um cunho quase exclusivamente nacional. Caso seja um deles, veja os pormenores na página oficial do Circuito Internacional de Vila Real.

Uma pista como peça decorativa
Se é efectivamente fã de corridas e não perde uma oportunidade de marcar uns quantos dias de férias para apreciar o som dos motores, o chiar dos pneus no asfalto ou mesmo os cheiros inerentes a esta realidade, então que tal ter uma réplica deste circuito em sua casa? Tal é possível graças ao engenho da Circuit of Wood, entidade que desenha e constrói os mais icónicos circuitos do planeta, não só recorrendo à madeira de faia, bem como ao carbono ou ao acrílico, aqui com e sem iluminação associada, num vasto catálogo que soma cerca de 800 peças, já que cada circuito pode ser encomendado com 3 espessuras diferentes.

Para além do perímetro detalhado da pista de Vila Real, traçado presentemente com 4,6 km de extensão (no original chegou a ter 7,2 km… e era em paralelepípedo) e onde se têm disputado diferentes corridas de velocidade (carros e motos), seja com modelos de competição mais recentes ou clássicos, para além de diversos troféus monomarca, pode também comprar o Autódromo do Estoril ou o Autódromo Internacional do Algarve.
São estes os únicos três exemplares portugueses actualmente disponíveis, mas os fãs dos vários campeonatos de duas e quatro rodas, da Fórmula 1 ao WTCC e WEC, passando pelo DTM alemão e pelas corridas norte-americanas IMSA e INDY, para além das motos - SuperBikes e MotoGP - entre muitas outras realidades, irão, decerto, encontrar grande parte dos seus circuitos de sonho na página da Circuit of Wood. Para além destes, aquela empresa concebe também de partes dos percursos das mais icónicas provas, como o Dakar, ou mesmo os proving grounds (circuitos privados onde são testados muitos protótipos e os carros do nosso quotidiano) de diferentes marcas. Quanto a preços, estes naturalmente variam de acordo com as dimensões e o material escolhido.

... e ainda faltam tantas!
Ainda assim acho este catálogo algo incompleto, pois ainda lhes faltam criar os traçados da Boavista (Porto), Vila do Conde e Vasco Sameiro (Braga), todos eles inerentes à realidade lusa. Quem sabe se não, também e um dia, poderá estar disponível o saudoso Circuito de Monsanto, outrora desenhado neste Parque Florestal, pulmão da cidade de Lisboa. Nos dois primeiros anos em que foi usado – 1954 e 1957 – tinha uma extensão de 5.633 metros, vendo-se, depois, reduzido a 5.440 metros, tendo até integrado o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 1959. Abandonado depois disso, parte dele veio a definir o Circuito de Montes Claros, pista que com os seus 2.729 metros foi palco das mais diversas provas motorizadas ao longo de uma década, no período compreendido entre 1961 e 1971. Outros tempos!
Imagens: Circuit of Wood (1, 3 e 4), Circuito Internacional de Vila Real (2) e Paulo Maria (5)

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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