segunda-feira, 26 de junho de 2017

Uma enorme alma lusitana

Assistir a um jogo entre duas equipas é algo bastante comum, nomeadamente entre os aficionados das diferentes modalidades, com várias centenas – por vezes milhares – de espectadores nas bancadas, a torcer pela equipa do seu coração. Uma verdade nos desportos ditos convencionais, pois os números de assistentes noutros encontros que envolvam atletas com algum grau de deficiência são bastante mais baixos, embora o espectáculo seja de idêntica e, por vezes, até mais envolvente dimensão.

É esta vertente desportiva que o Trendy Wheels hoje aborda, apontando ao Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR), modalidade onde até contamos com uma Selecção Nacional, que está neste momento a preparar-se um Campeonato Europeu. Sabia? Desse lado são, decerto, poucos os que o sabem, eventualmente tantos quantos os que souberam do renovado brilhantismo da equipa APD-Braga BCR, que em 2017 voltou a conquistar tudo o que havia para ganhar em terras lusas no domínio do BCR. Do Campeonato Nacional, com um domínio absoluto em que os seus atletas venceram todos os jogos, à Taça de Portugal e Super Taça, tudo correu de feição à formação minhota. Como se tal não chegasse, ainda conquistou o Torneio de Encerramento da temporada.
Se é amante do BCR ou simples curioso com algo que, infelizmente, merece pouca ou nenhuma cobertura por parte das nossas televisões e publicações, incluindo as de âmbito desportivo, convido-o, agora, a assistir a um confronto de titãs, jogo que opôs os agora pluri-Campeões Nacionais à formação do GDD Alcoitão, na atribuição da 24ª Taça de Portugal de Basquetebol em Cadeira de Rodas. Foi na Figueira da Foz, no passado dia 27 de Maio.


Da fisioterapia ao desporto
Actividade nascida após a 2ª Guerra Mundial, para reabilitação de deficientes motores resultantes do conflito, o Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR) evoluiu depois para desporto federado, granjeando tradição no movimento paralímpico, sendo ali modalidade desde os Jogos de Roma (1960). Nele aplica-se a grande maioria das regras da Federação Internacional de Basquetebol, conjugadas com as adaptações da International Wheelchair Basketball Federation.

Duas equipas de 5 jogadores defrontam-se num campo convencional, respeitando-se todas as suas marcações e medidas. O chiar das rodas das cadeiras, dotadas de adaptações específicas, substitui o dos ténis no piso de madeira, mantendo-se os robustos atletas a entregarem-se a lutas sem igual pelo melhor resultado. As pontuações são dadas de acordo com os graus de deficiência (de 1 a 4,5) por equipa, de acordo com o potencial funcional dos jogadores ao longo dos diversos aspectos do encontro.
Em Portugal, a história do BCR começa, também, nos hospitais de reabilitação, junto dos militares que sofreram lesões, nomeadamente vertebro-medulares, na Guerra Colonial. O Hospital Ortopédico de Sant´Ana (Parede) e o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão foram as instituições pioneiras na promoção e desenvolvimento deste desporto entre nós.
Foi sob a égide da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência que se realizou na época de 1991-92 o 1º Campeonato Nacional de BCR, seguindo-se no biénio 1992-93 a primeira Taça de Portugal e em 1993-94 a primeira Super Taça. A partir de 1996-97, a modalidade passa a ser gerida pela ANDDEMOT – Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores.
A formação da APD-Sintra é a mais titulada, com 11 ceptros de Campeã Nacional, 11 Taças e 14 Super Taças. Os restantes troféus dividem-se pelas formações da APD-Lisboa (4/4/4), GDD-Alcoitão (4/3/2) e APD-Leiria (3/2/1). Quanto à APD-Braga, dominadora das duas últimas épocas, a sua vitrina integra os troféus de 3 Campeonatos, 4 Taças e 2 Super Taças, entre outras medalhas e distinções.
Imagens: APD-Braga BCR

Defendendo todos esses títulos na próxima época do Nacional de BCR, irão contar com algumas novidades que estão na calha. Conheça-as aqui.

PORTUGAL!!! PORTUGAL!!! PORTUGAL!!!
Como se referiu acima, Portugal tem-se preparado para o Europeu de Basquetebol em Cadeira de Rodas - Divisão C, a disputar em Brno (República Checa) de 25 a 28 Julho próximo. Ali o conjunto luso tentará alcançar um dos dois primeiros lugares, resultado que lhes permitirá regressar ao escalão B da modalidade, perdido há um ano em Serajevo (Bósnia Herzegovina).

Orientada por Marco Galego e seus pares, a equipa lusa tem realizado vários treinos e encontros particulares para os jogos desse Europeu, entre os quais os dois de apuramento para as meias-finais, onde se irá defrontar a Bélgica (de hoje a um mês) e depois a Grécia (no dia 27 de Julho). Num campeonato em que também são candidatos a Irlanda, Hungria, Sérvia e os anfitriões da República Checa, seguem-se as meias-finais entre as equipas apuradas, a definição do 4º e 3ºs classificados e, finalmente, o jogo entre os futuros Vice-Campeão e Campeão da Europa – Divisão C.
Com 9 participações em Europeus de BCR, três dos quais organizados por cá – Tavira (1999) e Lisboa (2005 e 2015) – Portugal tem alternado entre os escalões C e B. Os nossos melhores resultados foram alcançados em 2007, em Dublin (Irlanda), com um 1º lugar na Série C que garantiu a subida, no ano seguinte, ao escalão B, e depois em 2015, a jogar em casa, com um 2º lugar final que também valeu a subida de escalão à formação lusa, lugar entretanto perdido no ano passado.
Em Brno estarão os seguintes os 12 guerreiros lusos: Pedro Gonçalves (3,5 base), do Sporting CP/APD Sintra, é o Capitão de uma Equipa que tem Filipe Carneiro (2,0 extremo), Gabriel Costa (4,0 poste), Henrique Sousa (1,0 extremo), José Miguel (3,0 extremo/poste) e Márcio Dias (4,5 poste) oriundos da APD-Braga, num grupo que se completa com Ângelo Pereira (2,5 base/extremo) da APD-Lisboa, Christophe da Silva (1,0 extremo) do CS Meaux, Hugo Maia (2,5 extremo) do GDD Alcoitão, Iderlindo Gomes (4,0 poste) da APD Leiria, Marco Gonçalves (1,5 extremo) do GDD Alcoitão e Pedro Bártolo (2,5 base) do CP Mideba. A equipa técnica é composta por Marco Galego (Selecionador Nacional), Ricardo Vieira (Selecionador Adjunto), Augusto Pinto (Team Manager) e Nuno Fonseca (Osteopata).
Imagens: Federação Portuguesa de Basquetebol
Vamos, então, juntar-nos de novo e apoiar Portugal! Siga neste link as actividades da Selecção Portuguesa de Basquetebol em Cadeira de Rodas e saiba mais detalhes deste Europeu aqui e aqui. Acompanhe os nossos Campeões, atletas que através do desporto demonstram que existe muito mais para além da deficiência física.
1...2...3! Pooooor... PORTUGAL!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário