quarta-feira, 21 de junho de 2017

20 anos a salvar vidas

É inegável que a segurança a bordo dos automóveis tem evoluído de um modo significativo ao longo dos anos, nomeadamente nos últimos, em que o desenvolvimento tecnológico deu um salto de gigante. Regista-se, por isso, a constante introdução de sistemas cada vez mais sofisticados, que têm como objectivo minimizar os danos, nomeadamente no condutor e passageiros, a chamada “parte fraca” de todo o conjunto. Alguém que tem também de dar o seu contributo, embora na maioria das vezes não estando nem aí, contando apenas com os santinhos ou com a máxima de “ao menino e ao borracho Deus põe a mão por baixo”!
Só que nem sempre é assim, infelizmente! Claro que cada acidente tem as suas próprias características e que há “n” factores a ter em linha de conta, seja pelos veículos envolvidos, pelo estado – físico, psicológico, neurológico, etc – do condutor, pela envolvente do percurso, etc. Felizmente há entidades que há muito estão sempre atentas a estas realidades, obrigando os construtores a, cada vez mais, se preocuparem com quem lhes compra os automóveis.
É o caso da Euro NCAP, organismo independente de avaliação de segurança que, de há 20 anos a esta parte, assumiu um papel de verdadeiro protagonista no sector. No âmbito deste aniversário desvendou um vídeo que demonstra o quanto se evoluiu, comparando dois veículos do mesmo segmento, separados duas décadas entre si: um Rover 100 de 1997 e um Honda Jazz de 2015. Os resultados registados nas avançadas instalações Thatcham Research Centre (Reino Unido), são por demais elucidativos do nível de destruição de então e do presente, quer ao nível do veículo, quer – e principalmente – do impacto nos ocupantes. As imagens falam por si:

De acordo com os dados desta instituição, a sua actuação terá permitido que se salvassem mais de 78.000 vidas ao longo destas duas décadas, período em que a EueroNCAP realizou cerca de 1.800 crashtests, obrigando a um investimento global superior a 160 milhões de euros.
“Estamos muito orgulhosos do facto do nosso programa de testes de segurança ter levado a um crescimento de importantes soluções de segurança nos automóveis, ajudando a Europa a registar a menor taxa de fatalidades, face a qualquer outra região do mundo”, afirmou Michiel van Ratingen, o seu o Secretário-Geral. “No entanto não devemos baixar os braços, sendo que queremos garantir que as estradas da Europa sejam ainda mais seguras ao longo dos próximos 20 anos, não só para os ocupantes dos veículos, como para todos os intervenientes no trânsito”, deixando a promessa de que “vamos continuar nessa direcção, estando neste momento a definir um abrangente e desafiador projecto para o período de 2020 a 2025”.

Crashtest em formato XXS
Ainda nesta vertente, a ADAC, o maior clube automóvel alemão e que, entre outras actividades, também avalia resultados de testes de colisão, tornou público há dias um vídeo de um projecto que também envolve o lançamento de um carro contra uma parede. Seguiu todas as regras inerentes às suas avaliações a automóveis convencionais, só que, neste caso em particular, esse carro tinha tudo menos de normal, sendo feito em… bem, o melhor é ver o vídeo:

Como se pôde ver, trata-se Porsche 911 GT3 RS da colecção LEGO Technic, um complexo conjunto de 2.704 peças e que se monta nuns meros 856 passos, medindo, uma vez completa a tarefa, 57 cm de comprimento, por 25 de largura e 17 de altura. À semelhança dos testes tradicionais, foi enviado contra a habitual barreira a cerca de 46 km/h, com estes impressionantes resultados!
Imagens: Euro NCAP

Resumindo, seja a brincar ou mais a sério, o resultado de um acidente é, muitas vezes, devastador. As distracções, nomeadamente com as novas tecnologias, álcool, velocidade, veículos envolvidos e o estado da estrada, os outros condutores, peões e os seus próprios passageiros ou eventuais animais que leve a bordo, tudo contribui para que cada um seja um acidente individual. Entidades como as acima fazem soar os alertas e pressionam os construtores a fazerem veículos cada vez mais seguros, mas cabe-lhe a si uma importante dose de atenção e o discernimento suficiente para que a coisa não descambe para algo com custos elevados, a vários níveis!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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