segunda-feira, 19 de junho de 2017

Felinos pelos ares

Animais e veículos com rodas nem sempre são a melhor das combinações, pois os bichos têm uma tendência natural para se tornarem irrequietos, nomeadamente em ambientes fechados e, por vezes, pouco familiares ou adequados à sua vivência. Se para o Tareco, o Bobi ou o Pequerrucho a coisa é complicada, imagine-se para animais selvagens.

Vem isto a propósito do mais recente transporte especial que a TAP Cargo teve de fazer, quando um dos voos regulares da companhia para o Brasil, a bordo do Airbus 3450-300 “Fernão Mendes Pinto” teve de levar 4 leões-angolanos, oriundos do Jardim Zoológico de Lisboa, felinos que tiveram o Zoo Pomerode, no estado de Santa Catarina, como destino final. Veja aqui alguns dos preparativos para este voo tão especial, que permitiu a introdução da espécie na América do Sul, se bem que em cativeiro:

E koalas também
Esta realidade de âmbito mais selvagem não é nova para o operador nacional, pois já no final de Novembro do ano passado havia trazido de Dusseldorf para Lisboa uma outra passageira muito especial. Tratou-se de uma jovem fêmea de koala, que até foi baptizada pelos próprios passageiros no voo que a trouxe para o nosso país, sendo-lhes permitido um contacto e partilha de emoções com o pequeno mamífero originário da Austrália, então com 1 ano de vida.

É no Zoo de Lisboa que a pequena Goolara – nome aborígene, que significa “Luar”, de homenagem às raízes da espécie – se prepara para, também ela, dar continuidade à sua espécie, espaço que há 25 anos participa num programa de educação e conservação. Entre outras práticas, esta é feita a partir de um casal que desde 1991 habita o Zoo Duisburg – a Maka (“Terra”) e o Dinkum (“Genuíno”) – ali gerando filhotes que são posteriormente enviados para outros espaços, com vista à formação de novos casais reprodutores.
Antes disso já levaram pelo ar bichinhos tão diversos como uma águia pesqueira, um tigre da sibéria e até um hipopótamo pigmeu, que seguiu para o Zoo de Miami (EUA). 
Numa próxima viagem esteja atento ao seu companheiro de fila. Nunca se sabe com quem – ou o com quê – pode ter de partilhar o snack!


Imagens: TAP Cargo (1, 4 a 10), Zoo de Lisboa (2) e Pedro Paula Pinto (3)


Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.


Sem comentários:

Enviar um comentário