sexta-feira, 30 de junho de 2017

Esta grande vontade de crescer

Conduzir… Quem é que em pequeno nunca pediu ao pai ou à mãe para se sentar ao colo e dar umas voltinhas pelo bairro, fazendo a inveja a alguns amigos? Num tempo em que as tecnologias ainda não nos dominavam era também comum ver-se montado nas costas do banco do passageiro algo semelhante a uma coluna de direcção, com volante, hastes de pistas e luzes e até uma foleirota buzina, com a qual, sentados no banco de trás, imitávamos as acções dos nossos papás ao volante, muitos sonhando em depressa crescer para ter 18 anos e poder tirar a carta!

Agora que as tecnologias são uma realidade indesmentível, a Toyota lançou algo - para já só disponível no Japão - que irá permitir às mais jovens gerações conduzir viaturas motorizadas. Integrado num projecto mais abrangente denominado “Camatte”, a nova Escola Camatte foi apresentada no início do mês no "Salão de Brinquedos de Tóquio", que esteve patente nas instalações do Tokyo Big Sight. Através dela os jovens podem viver o processo de obtenção de uma carta de condução, primeiro aprendendo a controlar o volante, acelerador e travões, assim como a conduzir a viatura num percurso dentro de um espaço dedicado ao efeito, para no final até fazerem o necessário exame.
Imagens: Toyota
Camatte Petta é o nome da viatura aqui usada, podendo esta ser decorada com vários ímanes, de formas e cores diferentes, permitindo-se uma relativa personalização, de acordo com as preferências dos utilizadores. É a mais recente adição ao um projecto mais abrangente, a que a marca japonesa tem estado associada desde 2012, através do qual - numa cultura familiar assumidamente nipónica - se incentivam pais e crianças a familiarizar-se e a ganhar alguma prática com viaturas motorizadas. Para as crianças mais novas mantém-se um outro programa – o “Camatte 57s” – que recorre a um simulador de condução.
No final da simulação e depois da avaliação final pelo promotor do espaço às suas capacidades, as crianças que passarem esse exame podem receber uma carta de condução provisória, emitida pela própria Toyota, com toda a informação e fotografia. Conheça aqui o projecto com mais detalhe.

Como se aprende em Portugal
Por cá, enquanto a tecnologia e os investimentos das entidades potencialmente interessadas não nos permitirem vôos maiores, mantemo-nos fiéis aos tradicionais – mas ainda muito válidos – percursos de condução para crianças, como o da “Caravana de Educação Rodoviária”, da Fundacion Mapfre, que regulamente percorre o nosso país com a sua estrutura dedicada.
Promovendo o conhecimento e o respeito pela sinalização, nela se fomentam a educação e civismo entre os nossos jovens dos 9 aos 12 anos, sendo a teoria dada num camião que funciona como sala de aula, exibindo-se depois os dotes práticos num circuito com insufláveis, rotundas, sinalização vertical e horizontal. Actuando como condutores ou peões, o processo é sempre acompanhado por monitores especializados.
Imagens: Fundación Mapfre

Siga o Facebook da Fundación Mapfre em Portugal e saiba quando é que esta importante ferramenta poderá estar na sua terra.
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes; 
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário