sexta-feira, 4 de março de 2016

O Poder da Escrita e da Ilustração

Cada um é para o que nasce, segundo o dito popular, e enquanto uns são ases no desporto, outros singram no canto ou na representação, em actividades de lazer ou ensino, entre um sem número de outros domínios. Quando se conjugam duas ou mais capacidades, surge um renovado potencial. O Trendy Wheels apresenta-lhe os novos escribas e ilustradores, nascidos da iniciativa “Jovens Autores de Histórias Ilustradas”.


O conceito é da Nissan Portugal e pretende sensibilizar os jovens para a importância do seu papel na construção de um futuro sustentável, identificando-se, em simultâneo, novos autores de contos e ilustrações. Nesta que foi a 3ª edição, criaram-se 10 novas histórias, da autoria de 19 jovens, entre escribas e ilustradores, entretanto agrupadas num único livro.

Destaca-se o título “Sempre a Mesma Coisa”, com escrita e ilustrações de Jasmim Cotrim e Inês Baptista (ES Cacilhas-Tejo), que conquistou o júri e acumulou os dois prémios principais desta edição 2014/15, para a “Melhor História” e para a “Melhor Ilustração”. Atribuiu-se, ainda, um terceiro galardão a “Cega a Tua Vida, Antes que Ela te Cegue a Ti”, da autoria de Miguel Marques e Sofia Rosário (EBS S. Martinho do Porto), numa eleição do público no Facebook da marca japonesa.


“Quando um novo livro chega às livrarias conclui-se a jornada criativa dos seus autores e inicia-se a descoberta dos leitores. Mas quando esse livro reúne e conta as histórias de uma nova geração de autores, é com redobrado entusiasmo que o descobrimos,” refere António Pereira Joaquim, Director de Comunicação e Relações Públicas da Nissan Portugal. Surge, assim, “um único livro que reúne traços, cores, palavras, frases, ideias e sonhos de 17 alunos do Ensino Secundário, obras de um conjunto de novos talentos da escrita e da ilustração nacional”.

Ao longo de vários meses, muitos os alunos e professores do Ensino Secundário trabalharam nas ideias, redacções e ilustrações de dezenas de trabalhos sobre “Condução Autónoma”, o tema forte desta edição, tecnologia de futuro em que a marca japonesa é pioneira. Projectos que foram, depois, enviados para a Nissan, obrigando a uma difícil selecção final pelo júri, este ano composto pela jornalista Bárbara Wong, a escritora Ana Maria Magalhães, o ilustrador Paulo Galindro, o escritor António Torrado (Sociedade Portuguesa de Autores), o pintor Eurico Gonçalves (Sociedade Nacional de Belas Artes), Fernando Pinto do Amaral (Plano Nacional de Leitura), Vitor Silva Mota (Editora Leya) e Guillaume Masurel (Nissan Portugal).

“Desafiando adolescentes de todo o país a libertarem-se de preconceitos e darem asas ao seu talento, construindo novas histórias, criando personagens com vidas e rumos diferentes, mas sempre com um objetivo em comum: a concepção de um novo futuro, com menos emissões e menos fatalidades em acidentes, numa contribuição efectiva para uma sociedade mais sustentável,” justificou aquele responsável.

Conheça aqui o making of desta 3ª edição que, entre outras acções, levou os finalistas até Barcelona, numa viagem inesquecível e repleta de boa disposição:


Uma edição também em braille
Em complemento ao livro em formato tradicional, destaque-se a produção de uma edição em braille, com o apoio da "Área de Leitura para Deficientes Visuais" da Biblioteca Nacional de Portugal, para um público-alvo com deficiências visuais que poderá, de acordo com Censos 2011 do INE, atingir 160.000 pessoas.


Pretendeu-se “tornar o concurso mais inclusivo, procurando consciencializar alunos invisuais ou com deficiências visuais, mas aptos para a escrita e para a ilustração, inseridos em escolas regulares, para a participação no JAHI. Simultaneamente damos o nosso contributo para o prazer dos livros e da literatura a crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual. Através da leitura promovemos a cidadania, proporcionando um olhar crítico que possibilita formar cidadãos conscientes e contributivos para um futuro mais sustentável”, sublinha Guillaume Masurel, Director-Geral da Nissan Portugal.

De um “Sonho Lúcido” a uma realidade física
Foi também publicado do livro “Sonho Lúcido”, da autoria de Mariana Fonseca e Ana Sofia Matos, as vencedoras dos prémios “Melhor História” e “Melhor Ilustração” na anterior edição, título que fez parte do livro conjunto do “JAHI 2013-2014”, em que o tema era “Um Futuro de Zero Emissões”. Nele conta-se uma história vivida entre duas metrópoles – uma real Barcelona e uma fantástica Novaselik – em que a realidade e o imaginário se misturam numa narrativa livre.


É com grande apreço que vimos o nosso primeiro livro ser publicado. É o culminar de uma longa etapa que representa uma oportunidade que dificilmente surgiria tão cedo noutro contexto. Será, com certeza, um momento que ficará na nossa memória”, referem as autoras, à altura alunas da Escola da Maia, mas agora ambas estudantes da Universidade do Porto.

Viagem ao passado na “Revolução Futurista”
Um ano antes, no culminar da primeira edição dos JAHI, então sob o tema da “Mobilidade Sustentável”, os vencedores foram Maria João Amaral (texto) e Fábio Araújo (ilustrações), com a sua "Revolução Futurista”. Conta-se a história da Maria, de seis anos, e do seu amigo Jerónimo, passada em Londres, de onde partem para uma viagem ao passado, até ao início da Revolução Industrial, na procura de um recurso energético que permitisse a preservação do ambiente.

Fotos: Nissan/CL Sta. Maria de Lamas (à esq, em baixo)


Na altura, a autora da história, entretanto também passada a livro, referiu ter sido “uma sensação completamente diferente, muito recompensadora. Uma grande alegria, mas também uma grande responsabilidade, pois sabia que esperavam o máximo de mim. Não imaginava que com esta idade iria fazer algo com tanto impacto”. Já para o ilustrador tratou-se de “uma oportunidade extraordinária que a Nissan me proporcionou, quero seguir ilustração e este livro é uma porta que se abre. É uma sensação fantástica ver o nosso trabalho publicado pela primeira vez

A iniciativa em resumo
O projecto “Jovens Autores de Histórias Ilustradas” insere-se na política de Cidadania Azul” da Nissan,  um compromisso para com a sustentabilidade e a mobilidade, investindo nas comunidades em que se insere. Iniciativa única na Europa, inspira-se no “Children’s Storybook” e “Picture Book” que a Nissan Motor organiza há mais de três décadas no Japão. Em Portugal tem como entidades parceiras o Plano Nacional de Leitura e a Editora Leya.


Para concluir, refiro que o programa vai agora entrar em pausa para reformulação, preparando-se “um regresso ainda mais inovador e entusiasmante para alunos, professores e escolas”, promete a marca. Será um ano de intenso trabalho, pelo que fica um “até já” para uma potencial edição 2016-2017.
 
Fotos: Nissan (oficiais)

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário