quarta-feira, 23 de março de 2016

A Rolar do Minho Ao Algarve

Maravilha das tecnologias, felizmente que há esta coisa chamada Internet, junto com uns quantos contactos com as pessoas certas no meio da imprensa automóvel – um enorme obrigado a quem de direito – que permitiu a pesquisa de vários outros exemplos de ilustres visitantes, mais as suas máquinas sobre rodas, que se viram conquistados pela essência da alma lusitana! Aqui estão eles, agora por ordem cronológica (inversa):
 
Fotos: Opel e Mercedes (oficiais)
A mais recente marca a eleger Portugal como base para uma apresentação internacional – a sua 12ª por cá nos últimos 20 anos – foi a Opel, marca que conquistou para o seu novo Astra os títulos de “Carro do Ano 2016”, na Europa e também entre nós. No momento em que me lê, há jornalistas nacionais e internacionais a conduzir a nova carrinha Astra Sports Tourer, numa operação que decorre na região do Douro, tendo como base o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Também por terras lusas anda a Mercedes-Benz, esta tendo trazido os seus convidados para conduzirem a 10ª geração do Classe E pelas avenidas de Lisboa. Uma apresentação que também se estende ao Estoril e à região de Setúbal, prolongando-se por três semanas do mês de Março, envolvendo mais de 500 jornalistas, provenientes de 53 países.
 
Fotos: Lexus, Infiniti e McLaren (oficiais)
Em Novembro foi a distinta Lexus quem esteve na capital com o novo RX 450h, um SUV da moda com uma mecânica híbrida eléctrica/Gasolina, um mês depois da Infiniti, sua concorrente directa, ter mostrado o Q30, escolhendo como base o Hotel Palácio do Governador, em Belém.

Quase desconhecida do comum dos mortais, as propostas da exclusivíssima McLaren são, também, apenas acessíveis aos que tenham contas com mais zeros à direita. Como para o fascinante McLaren P1, este mostrado mais a sul, numa muy exclusiva operação no Autódromo Internacional do Algarve, modelo de que apenas se produziram 375 exemplares, entretanto já todos vendidos. Isto apesar do seu preço de… 1 milhão de euros… antes de impostos!
 
Fotos: BMW, Audi e Honda (oficiais)
Quanto ao Verão passado, mostrou-se uma estação bem quente, de norte a sul do país. Senão vejamos: a BMW esteve por cá em Agosto, para mostrar com o novo Série 7, dividindo-se pelo Porto, região do Douro e Cascais; em Julho foi a Audi quem aqueceu o Algarve, com os novos superdesportivos R8 V10 e R8 V10 Plus a rolarem no circuito nos arredores de Portimão; a Honda andou com o novo HR-V entre a Serra da Arrábida e o Guincho, mais ou menos na mesma altura em que, ali por perto, no Estoril, a Daimler AG promovia uma formação comercial que envolveu 12.000 pessoas e 200 viaturas.
 
Fotos: Mercedes e BMW (oficiais)
Em Abril a Mercedes-Benz mostrava o peculiar Classe V Marco Polo, uma proposta adequada para as férias que se aproximavam, num palco também ele ideal: a península de Tróia, em Setúbal. Um mês antes decorria a primeira das duas visitas da BMW, com os novos Série 1 e Série 6 a rolarem entre Lisboa, a Arrábida e a nova centralidade turística denominada de Arco do Tejo.
 
Fotos: Suzuki, Jaguar e AMG Mercedes (oficiais)

Fevereiro de 2015 teve dose dupla, com a Mercedes-Benz baseada no circuito nos arredores de Portimão, onde apresentou os novos e distintos AMG C 63 e 450 4MATIC AMG, enquanto a mais sóbria Suzuki escolhia a zona costeira entre Lisboa e Cascais para desvendar o seu novo Vitara. Isto um mês depois de a Jaguar ter revelado à imprensa especializada a dinâmica da berlina XE e do F-Type, usando o Autódromo do Estoril, intervalado com um saltinho à costa alentejana.

A vertente de duas rodas no AIA
No domínio das motos, também há algo a contar, sendo que a Ducati esteve, em Janeiro, no Autódromo Internacional do Algarve para a apresentar a sua nova 1299 Panigale, seguindo-se-lhe, já em Outubro, a Kawasaki com idêntica deslocação até àquele circuito desenhado nos arredores de Portimão, para apresentar a nova Ninja ZX-10R à imprensa nacional e internacional.
 
Fotos: Ducati e Kawasaki (oficiais)
Como se vê, 2015 e os já os primeiros meses deste ano foram bem recheados de eventos em solo luso, algo que poderá ter continuidade este ano, dados os zunzuns que já por aí constam. Afinal, não é mais do que uma tendência que se tem reforçado nos últimos anos, tema a que me referi num outro texto, publicado na anterior página de rodas do blog TrendyMind. Se o quiser recordar clique aqui.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário