quarta-feira, 30 de março de 2016

O Futuro das Entregas de Pizzas

Nem as pizzas escapam à evolução tecnológica! A cadeia australiana Domino’s tem estado a testar um robot que faz entregas porta a porta. Chama-se DRU – acrónimo para “Domino’s Robotic Unit” – e promete dar muitas dores de cabeça aos entregadores de pizza tradicionais que, decerto, o irão ver como uma real ameaça aos seus postos de trabalho!

Com um arzinho laroca e sorridente, este veículo autónomo de entregas estará, de acordo com quem o fez, pronto a usar. Interage na identificação das encomendas, analisando o código que o cliente recebe no seu telemóvel para desbloquear os compartimentos onde transporta os quentes e os frios. Adaptação de um robot de uso militar, o DRU tem um sistema de navegação que selecciona o melhor caminho da loja até ao destino e sensores que analisam os obstáculos, ajudando, se necessário, a evitá-los. Atinge uma velocidade máxima de 20 km/h. Conheça-o no Vídeo Trendy Wheels da Semana:


A sua utilização de um modo regular, em circuito comercial, está ainda por aprovar pelas diferentes autoridades oficiais de transportes, alimentação e segurança. Estão em análise aspectos relacionados com a sua circulação nas ruas como veículo autónomo, o grau de segurança que oferece, particularmente com que os alimentos que transporta, e em termos do seu potencial roubo ou assalto aos conteúdos. Outra condicionante é a, por vezes, limitada capacidade de acesso a determinados locais, sendo prático em zonas de vivendas mas não tanto em prediais pois (ainda) não sobe escadas...

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário