segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Volksküche: A minha cozinha Volkswagen

Cada vez mais fã do MasterChef Austrália e afins, por vezes penso em ter uma casa – sonhar não custa! – equipada com uma cozinha equivalente ao nível dos pratos que quero (re)criar. Mas como, efectivamente o orçamento não estica e o Trendy Wheels ainda não tem aquela projecção que gostaria (mais o EuroMilhões que teima em não pingar para estes lados), mantenho-me na minha, fazendo o que posso com os electrodomésticos e utensílios que tenho. Como, por exemplo, o frigorífico ou a torradeira, que lá em casa são de marcas mais tradicionais, situação que noutros locais não é bem assim, pois até há quem consiga ter, de uma mesma marca, um automóvel parado à porta e a maquinaria lá de casa.

Como por exemplo, da Volkswagen! Pois, não é sabido que o portento industrial alemão tenha uma divisão caseira, mas mediante a cedência de direitos de imagem e consequentes avultados ganhos, encontram-se no mercado propostas que compõem as letras “V” e “W” equilibradas e circunscritas a um perfeito círculo, propondo-se exemplares que ficam bem – muito bem mesmo, diria! – em qualquer cozinha.

Estacione o seu frigorífico
É este o convite da Gorenje, uma das marcas mais in do momento em termos de equipamentos para cozinhas, propondo no seu catálogo o “Retro Special Edition Fridge”, frigorífico desenvolvido com base na icónica VW “Pão de Forma”, combinando o design dos anos ’60 com a tecnologia do presente. Tem 260 litros de capacidade e classificação A+++, estando disponível em duas cores: Baby Blue e Burgundy.
Imagens: Gorenje

Não estando (ainda) disponível via o portal da Gorenje Portugal, adquiri-lo só é possível pela via internacional, custando lá por fora algo na ordem dos € 1.300 a € 1.400, ou seja um pouco longe do conceito Volksküche, ou “Cozinha do Povo”, tal como hoje em dia a maioria dos modelos Volkswagen, há muito tendo deixado de ser os “Carros do Povo”. Adiante... uma vez recebida a encomenda, é só delinear um espaço e estacioná-lo lá por casa,  assim. Fácil!

Christmas is coming!
Passando dos frios para os quentes, que tal uma torradinha em pão caseiro e bem barrada de manteiga? Há que convir que, numa altura em que Outubro já começou, volta a parecer muito bem incluir a torradeira no ritual matinal, junto com uma boa chávena de café ou de chá.
Imagens: VW Japão

Mas não uma torradeira qualquer, nada disso! Tem que ser uma que, uma vez usada a manteiga ou o doce – ou qualquer outro elemento cremoso – tirado do frigorífico acima, elas se derretam numa fatia de pão com… o logo da VW! Segundo parece, a representante japonesa da marca terá criado uma edição limitada de 5.000 torradeiras “Volkswagen Minibus Toaster” – em verde, vermelho ou azul & branco – peças que têm a particularidade de ter uma grelha que queima o centro da fatia com o logo da marca!
Já a Fizz Creations propõe outros exemplares menos excêntricos mas igualmente funcionais em termos visuais – e que farão um match perfeito com o frigorífico acima: não só uma torradeira, em duas composições de cor, como ainda uma chaleira de 1,8 litros, uma caixa para o pão, e ainda um mini-frigorífico com capacidade para 6 latas de 33 cl!
Imagens: Fizz Creations

Se umas estão à venda nos circuitos oficiais, outras há em portais como o eBay ou a Amazon. Por inerência da aproximação das festas, será fácil adaptar aquela expressão cada vez mais popular do “winter is coming” para algo como “Xtmas is coming” e encontrar-se aquela prenda interessante, especial e diferente! Até porque o facto de todas se inspirarem num ícone do surf e da praia, poderão fazer-nos companhia até à chegada do Verão de 2018... daqui a 6 longos meses!
Outra conceito de tripla para a cozinha foi desenvolvida por um grupo de estudantes da PDF Haus, instituição coreana de educação em design industrial. Também baseados na imagem da marca alemã, têm aqui um design mais contemporâneo, mas nem por isso menos interessante.
Imagem: PDF Haus

Dos carros para nossas casas
Outros poderão dizer “Então e a Mitsubishi?”, referindo-se à marca que mais depressa nos poderá vir à memória neste particular. A divisão Mitsubishi Electric do grupo japonês produz e comercializa diferentes produtos para o lar, pelo que a “marca dos 3 losangos”, também referida como 3 diamantes” pode, por isso, equivaler-se ao veículo que se conduz no quotidiano.
O mesmo é válido para a Hyundai, colosso industrial coreano que para além de automóveis, superpetroleiros e maquinaria pesada, entre outros – é impressionante a abrangência deste conglomerado – conta, também, com uma divisão própria dedicada aos equipamentos para o lar, a Hyundai Home Appliances.
Imagens: Hyundai Home Appliances e Mitsubishi Electric

Em resumo, seja pela crescente aposta das marcas no denominado lifestyle branding, seja pela vertente dedicada de diferentes marcas de veículos, será uma questão de tempo até se poder fazer, caso assim se deseje, o paralelismo automóvel/casa, afinal, as duas áreas que mais influem nos nossos orçamentos familiares!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário