segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Cicloturismo: Portugal aos seus pés

É fã de passeios em 2 rodas, pedalando pela natureza, deixando algures e por alguns dias os problemas do caótico quotidiano? Então esta edição Trendy Wheels é, definitivamente para si. Tudo porque a Rede Nacional de Cicloturismo lançou, muito recentemente, o seu “Road Book 2017”, um guia com mapas e rotas com identificação de vias com reduzido tráfego automóvel em Portugal.

Disponível exclusivamente em formato digital (PDF) por € 32,50, este alargado conjunto de mapas seleciona as melhores estradas e caminhos (vias públicas, ciclovias, ecopistas e estradões de macadame), desvendando os cenários e as paisagens mais surpreendentes de Portugal, para que possa usufruir da natureza e do passeio, a solo ou em companhia de familiares e amigos.
O projecto é coordenado por Paulo Guerra dos Santos, um engenheiro especialista em Vias de Comunicação e Transportes, ele próprio entusiasta de viagens em bicicleta no que apelida de modo slow travel, identificando gradualmente uma crescente rede nacional com as melhores rotas, para que todos possam efectivamente conhecer o nosso país, fazendo-o de um modo ambiental e saudável, sobre duas rodas sem motor.
Esta mais recente edição abrange um total de 2.693 km cicláveis, estando nos objectivos dos seus impulsionadores atingir os 7.000 km até ao ano 2025. São, para já, 57 as secções incluídas com mapas detalhados, informações e fotos, dados técnicos, alertas e informações de tráfego, trilhos GPS (em formatos KML e GPX) para todas as secções identificadas e, claro, as sempre indispensáveis dicas. Entre outras o “Road Book 2017” integra diversas 12 Ecovias, de percursos junto à costa ao interior profundo, por entre rios, quintas e florestas, montanhas rochosas, lezírias e planícies, rotas desenhadas de norte a sul do país.

Com a aquisição do mesmo – pode fazê-la aqui - para além do arquivo principal com 180 Mb de informação de elevada qualidade e hiperligações para mapas online, é-lhe dado acesso a um segundo ficheiro de 40 Mb, ideal para smartphones, tablets e computadores. Saiba mais na respectiva página de Facebook.
Posto isto, deixo os votos de bons passeios, agora que o tempo refrescou e não há grandes riscos de se deparar com incêndios e outras catástrofes que lhe estraguem essa imensa paz e comunhão com a natureza.
Imagens: Ecovias de Portugal

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário