quarta-feira, 11 de outubro de 2017

EcoKart: Velocidade solidária

Realizou-se há dias, no Estoril, o “Greenfest 2017”, aquele que é um dos maiores eventos nacionais no domínio da sustentabilidade, palco onde empresas, autarquias, escolas e cidadãos se juntaram, com o objectivo de mostrar e sensibilizar para aquela que é uma questão cada vez mais incontornável da sociedade e das nossas vidas.
Imagem: Trendy Wheels/JP

Entre os que animaram a 10ª edição deste evento co-organizado pela Câmara Municipal de Cascais e com o alto patrocínio da Presidência da República, contribuindo para levar a bom porto do único planeta onde ainda podemos viver, esteve a EcoKart Portugal, plataforma que tem o objectivo comum de ajudar a encaminhar Portugal para uma mobilidade mais verde e desportos motorizados não poluentes.
Foi nos jardins do Casino Estoril que realizaram as já famosas "EcoVoltas Solidárias" a bordo do primeiro kart eléctrico de 2 lugares feito em Portugal. Conduzido por experimentados pilotos, novos e menos jovens sentiram algumas das emoções mais racing desta iniciativa, depois de depositada a moedinha num gigante mealheiro colocado no local, conjunto de donativos que seriam, depois, entregues às duas entidades apoiadas nesta acção: a Aldeias de Crianças SOS, que acompanha crianças e jovens em situação vulnerável, promovendo o seu pleno desenvolvimento e autonomia, e a Nuvem Vitória, projecto de voluntários que, à noite, nos hospitais, contam histórias a crianças internadas, de modo a garantir-lhes um soninho um pouco mais descansado.
Imagens: EcoKart Portugal

Noutro ponto, dentro do Centro de Congressos do Estoril, palco onde se realizaram muitos colóquios e palestras sobre o tema, a EcoKart Portugal distribuía prémios a todos os que respondiam correctamente a um pequeno quiz sobre mobilidade eléctrica. Fê-lo com o apoio da OK! Teleseguros, um dos seus mais recentes parceiros neste domínio, aquela que é a primeira seguradora nacional a apresentar um pacote de seguro específico - o OK! Auto Elétricos - para automóveis movidos a esta energia! Se já é dos que tem ou está a pensar comprar ter um veículo contacte-os e veja tudo o que têm para lhe propor.
Voltando ao inquérito, as respostas dadas, nomeadamente pelas camadas mais jovens, demonstram que muitos se mostram conscientes desta maratona em que todos nos encontramos e na qual todos temos responsabilidades, passadas, presentes e futuras, depois de todo o desnorte por que se pautou o último século e meio, e que levou ao estado assustador em que hoje se encontra o planeta Terra. Mas, se por um lado há muitos a querer tentar arranjá-lo, do outro os cifrões ainda falam demasiado alto, pois havendo dinheiro envolvido, as coisas tendem a seguir o seu cheiro, apesar de a lógica apontar para o contrário!


Acrescente-se que a EcoKart Portugal não tem olhado a esforços para esta dinamização massiva para com esta mobilidade eléctrica e também no domínio do altruísmo, tendo ao longo do ano levando as suas "EcoVoltas Solidárias" a várias localidades e eventos. São exemplos as acções realizadas no “Festival da Criança” no Estoril, na “Energy Week” do ISEL, na “Base Aberta de Monte Real - Base Aérea nº 5”, ou noutras integradas na “Semana Europeia de Mobilidade”, em Santo Amaro de Oeiras (integrada na iniciativa “Marginal Sem Carros”), Carnide, Gaia, Salvaterra de Magos e Marinhais, em todas elas recolhendo donativos que entrega, na íntegra, a instituições de missão social locais. 
Uma agenda que se renova a cada dia, estando a próxima iniciativa agendada já para amanhã (dia 12) na Universidade de Aveiro, dando-se início ao outro habitual périplo, por liceus e universidades nacionais, aqui se apoiando a Florinhas do Vouga, uma IPSS daquela cidade.

Um futuro em 2 rodas com motor
Também presentes no “Greenfest 2017” estiveram, entre outras, duas empresas da zona que se dedicam à promoção e comercialização de bicicletas eléctricas, garantindo aos presentes a experimentação – alguns deles em estreia absoluta – de alguns dos seus exemplares.

Nascida em Cascais em 2014 para contribuir para o movimento da mobilidade eléctrica no nosso país, a BeElectric surgiu neste evento de mãos dadas com a EcoKart, dinamizando as suas propostas entre os presentes. Não só propõe veículos específicos de várias marcas, como também kits portáteis que se aplicam numa bicicleta comum, transformando-a numa variante a electricidade.
Da mesma região é a bi green, que promove o exercício físico, democratizando a prática do ciclismo, de modo a tornar o mundo num lugar mais acessível, mais plano e sobretudo mais verde, ali dando a conhecer as marcas de bicicletas e scooters eléctricas que representa.
Imagem: Be Electric

Imagem: bi green


Muito mais há a dizer sobre esta temática inerente aos nossos veículos, algo que ficará para uma próxima edição, pois esta já vai algo longa, embora mas não tanto como a gestação da dita electricidade. Aposto que não sabe que o negócio dos carros eléctricos tem já... 100 anos! Ah pois é bebé!!!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário